SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Sábado, 12 Junho 2021, 15:03

O preço da fé (parte II)

Lembro-me como se fosse hoje e já lá vão muitos anos quando eu e o meu num passeio domingueiro de bicicleta nos dirigimos ao santuário da santa da Ladeira. Naquela altura vinham excursões de todo o país para assistir às cerimónias e aos supostos milagres. O restaurante do Zé Manel esgotava com tanta gente para almoçar e outros tantos traziam as suas cestas com alimentos. Vendedores ambulantes e pedintes não faltavam. Todos procuravam a dita moedinha da pedincha. Eu e meu pai fomos por curiosidade. Era Verão e eu vestia calções, sabia que não podia entrar dentro da minúscula capela mas entrei na mesma. E claro que passados segundos um senhor de cabeça coberta me disse para me retirar. Diziam os mais velhos que a Maria fora muito inteligente e soube aproveitar a vida espiritual. Se houve milagres nunca os vi e nem ouvi falar deles.

Sabia que a senhora Maria ofertava roupa e bens alimentares a outras instituições. Quando ela faleceu fui lá com uma colega para ver a igreja nova e fiquei extasiada por tamanho espaço. Não havia santos, apenas estandartes com imagens, um altar, uma cadeira enorme e uma casinha onde estavam os restos mortais da senhora Maria e do seu marido.

Após a visita uma mulher trajada de branco disse-nos que no lugar da mãe Maria ficou uma jovem, que seria a sua seguidora. Não questionei.

Atualmente o local é calmo, reina o silêncio. O restaurante encerrou, mas a multidão segundo me contou uma amiga continua a aparecer para ver a sua seguidora e essa minha amiga disse-me que eu nem sequer imaginava as notas que lá caíam. Imagino sim, pois ninguém vive do ar. Mas também não estou para me preocupar. Só vai quem quer ou também a quem seja feita uma lavagem cerebral.

O edifico continua plantado na terra adormecida; os ortodoxos fazem ali as suas orações e o mistério de quem e com quem, ou como foi e o que foi continuará por desvendar.

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados