SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Quarta-feira, 16 Junho 2021, 23:20

Três mulheres, três pátrias (Parte 1)

Estávamos nos anos noventa na praia do Norte na Nazaré. Anoitecera e no meio do areal encontramos duas raparigas de mochila. Turistas jovens. Metemos conversa porque percebemos a aflição delas que por sinais vimos um jipe suspeito com rapazes junto do farol. O nosso grupo era muito animado e logo se criou uma solidariedade enorme. Elas não podiam dormir ali. Um colega nosso deixou-as dormir no quintal da casa que os pais alugaram para passarem as férias. Logo pela manhã fomos ter com elas e ficamos a saber entusiasmados as suas histórias de viagens. Vinham da Alemanha, tinham cerca de 17, 18 anos e por sorte falavam inglês e francês. Ficamos com inveja porque nós raparigas portuguesas ainda passávamos férias com os nossos pais e elas já podiam sair do seu país. Na hora da despedida prometemos trocar cartas, pois na altura não havia telemóveis e nada semelhante.

Recebi a primeira carta da Nicole em Novembro de 1990. Um dia convidei-a para vir a Torres Novas. Ela aceitou e no Verão seguinte trouxe uma amiga. Ficaram na minha casa e tudo correu muito bem. A nossa amizade foi crescendo e escrevíamo-nos muitas vezes por ano. Ela estava sempre a convidar-me para ir à Alemanha, mas eu nunca fui.

Os anos passaram, sei que a Nicole teve um filho que hoje tem 17 anos e a última carta que recebi dela foi em 2000. Respondi-lhe mas a carta veio para trás. Procurei-a nas redes sociais e não a encontrei. Amanhã vou escrever-lhe para a primeira morada dela, a casa dos seus pais. Tenho esperança que um dia a posso encontrar porque uma amizade simples e sincera não se pode perder.

A amizade para mim é muito importante e magoam-me atitudes deprimentes de pessoas que um dia se disseram meus amigos. Falsos como Judas é o que são. O meu lema é: “ Os cães ladram e a caravana passa”.

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados