SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Segunda-feira, 21 Junho 2021, 23:22

Cidade embargada

Quando se participa num intercâmbio entre duas cidades, gostamos sempre de levar algo da nossa, para as pessoas ficarem a conhecer um pouco das nossas raízes, história, gastronomia e cultura. Ora então vejo-me a braços com uma saída dessas e nada melhor que levar um cd com um filme de fotografias do lugar onde vivemos, no meu caso, de Torres Novas.

Fui vasculhar os meus álbuns digitais e verifiquei que lugares bonitos há cá muitos, só que estão mal-amanhados. Começando pelo rio que só é limpo quando chove; a zona histórica, que de histórica tem mais é casas degradadas com ratos e demais bichos à mistura; Nas ruas do comércio local mais casas aqui e ali altamente velhas e perigosas; numa rua o bebedouro desapareceu; as obras começam e param de repente, como é o caso da obra do antigo hospital que até mete dó ali no centro da cidade e também agora na antiga garagem dos Claras. Por acaso hoje passei lá e observei o que se tem lá feito. Não percebi lá muito bem, o que se está a construir ao fundo, parece uma casa para os cucos com aquela janela redonda. Ao menos que colocassem lá uma maqueta. A antiga praça do peixe, verifiquei há dias que já está a ser remodelada o que espero que assim continue.

Pronto salva-se o castelo, que está limpo no seu interior e espero que no exterior já tivessem tirado as pinturas e demais gatafunhos de gentinha armada ao “pingarelho” que não respeita o património; salva-se a biblioteca que ultimamente livros novos muito interessantes; salva-se o Museu Municipal e a Praça 5 de Outubro e até mesmo o jardim, só acho que onde estavam os antigos baloiços, se devia colocar algo, está muito vazio.

Finalmente um postal que posso mostrar com alegria é o novo centro escolar da escola primária onde estudei, que já está a funcionar. Vamos lá a ver é se em dias de tormenta, não começa a chover lá dentro com aconteceu na escola secundárias Maria Lamas.

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados