SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Sábado, 19 Junho 2021, 16:47

Em busca do teu sorriso

Retrocedeu à velha cidade de encantos e profecias onde grandes torres pintadas de cinzento pincelam o céu azul. Ouve-se o frenesim danado das manhãs frescas com cheiro a poeiras saturadas da fábrica de cimento. Nas ruas a multidão sacode os pingos teimosos de chuva na primavera florida. Ao lado o rio Tejo agita o cacilheiro que ruma apinhado de gente. Desce as escadas para o fundo do mundo. As viagens são rápidas naquele meio de transporte que a leva onde quiser. Perde-se numa montra apelativa uns minutos que se perdem no ponteiro do relógio. Num impulso para a realidade abre os olhos apressadamente e vê-a. Uma mulher amargurada, sentada na dureza do chão cospe cansaço e dor.

Ela sente um aperto no coração, afaga-lhe o ombro fraco e deixa cair uma moeda, escutando o choro de lamentos duma mulher que foi mãe de oito filhos. Cuidou deles, educando-os. Passou fome, miséria, sofrimento, mas nada podia faltar aos seus meninos. Esposa dum homem doente, fora ela a guia da casa, a protetora, mãe coragem.

Num dia de infortúnio caiu num hospital em coma. Acordou passado meses e nunca mais a vieram buscar. A segurança social arranjou-lhe uma casa bem pequenina, mas que dá para ela. Uma reforma parca que mal chega para colmatar as receitas de medicamentos e demais despesas. Estende a mão engelhada nas escadas do metro. Todos a abandonaram ou esqueceram-se” dela.

Diariamente percorre o tempo passado em pensamentos e saudades. Em cada criança que passa, recorda os filhos e os netos que deixaram de lhe chamar mãe e avó. Acalenta ainda a esperança que um dia alguém lhe dê a mão e lhe diga: – “Vem comigo. Amo-te muito minha mãe.”

Feliz dia da mãe para todos

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados