SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Segunda-feira, 14 Junho 2021, 19:59

O poder da consciência

Este ano previa-se que o verão só chegava em setembro ou outubro. Andávamos meio desanimados a pensar naqueles dias de sol que nos alegra a vida. O verão teimava em não dar a cara. As mantas continuavam nos sofás, os cobertores na cama e o frio noturno era visível. Ainda há um mês chovia na praia.

No entanto ele apareceu transformado num monstro das trevas. Atirou-nos para o chão de nossas casas noite após noite. Ficamos ali horas a fio tentando fechar os olhos e viajar no sono necessitado. Apetece-nos ficar no quintal sob o luar estrelado, mas os passeios das osgas e demais bichos afastam-nos desse desejo.

Custa-nos respirar aquele ar seco e doentio do dia palpitante de labaredas. Não podemos mandar o sol embora; não há nenhuma lei que proíba o sol de invadir as nossas entranhas. Mas podemos tomar medidas que nos ajudem a enfrentar estes dias de calor extremo.

Começando pelas nossas habitações: durante a tarde as janelas devem estar fechadas e quem tiver panos ou lençóis velhos pode colocar em cima dos varões ou sanefas para que não entre uma nesga de sol. Caso esteja reformado procure fazer os seus afazeres durante a manhã. Alimente-se de saladas, sopas leves e beba muita água ou sumos naturais sem gaz. Existem muitas variedades de saladas onde pode juntar também iogurtes naturais, frutos, tomate, alface, frango, atum, ovo cozido.

Quando sair de casa coloque protetor solar, mesmo que não esteja na praia. E não se esqueça da garrafa de água e dum chapéu. Se não lhe ficar bem, não se preocupe pois o mais importante é a sua saúde e não a aparência. Tome um duche de água fria pois não torna a pele tão seca, vista roupas leves e por favor se for para a praia ou para o campo, afaste-se do sol nas horas mais duras (entre as 11h- 17h). É claro que também não somos perfeitos no que toca a cumprir todas as regras, mas tente manter a sua consciência aberta, deixe a sua teimosia de parte e ceda pela sua saúde e bem-estar. Lá diz o ditado que mais vale prevenir do que remediar. Penso que me fiz entender.

“Conhece-te a ti mesmo, torna-te consciente de tua ignorância e será sábio”

Sócrates- Filósofo

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados