SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Terça-feira, 22 Junho 2021, 21:53

As alterações climáticas estão aí…

Se alguém ainda tivesse dúvidas, face a tantos fenómenos extremos e recentes da natureza, certamente já acredita que os invernos rigorosos e a frequência desusada como têm aparecido os furacões nos Estados Unidos, as cheias e inundações por essa Europa fora, a desertificação de muitas áreas do globo, a poluição bem visível nas grandes cidades de todo o mundo, nada disto acontece por acaso.

A ganância, o lucro fácil, a ânsia do poder a qualquer custo está na génese de tudo de mau que tem acontecido no planeta.

Não são os povos da China, da Índia, da Rússia, do Brasil, dos Estados Unidos, nem os povos do resto do mundo, os culpados dos crimes que todos os dias são cometidos contra a natureza e contra o ambiente. Esses não têm culpa nenhuma da falta de condições de trabalho que lhe são impostas e da poluição gerada pelas indústrias, muitas delas de ocasião, que inundam os ares, os rios e os oceanos de tudo quanto há de pior, nem sequer da desertificação da Amazónia e de outros pulmões do planeta. Esses povos são somente os novos escravos da ganância, do poder pelo poder, e dos mercados que estrangulam e aniquilam o crescimento que deveria ser sustentado e sustentável.

Não sei como é que estes problemas se podem resolver porque não sinto da parte dos novos exploradores a mínima sensibilidade para manter o planeta saudável. Acima de tudo só vêem cifrões.

A natureza vai fazendo os seus avisos perante essas grandes orelhas moucas e muita população está condenada a desaparecer mesmo sem as chamadas guerras tradicionais. Mas há uma consolação que nos resta. Quando o ar e a água acabarem, eles também vão acabar, mesmo que tenham muitas reservas desses bens essenciais que também desaparecerão. É tudo uma questão de tempo. Valha-nos essa esperança de que eles também vão desaparecer.

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados