SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Quinta-feira, 17 Junho 2021, 20:43

António Guterres, o Justo

António Manuel Oliveira Guterres, nasceu a 30 de Abril e elege as “As Vinhas da Ira” de John Steinbeck, como o seu romance preferido.

António Guterres, tem o percurso da sua vida assente em princípios e em valores aos quais foi sempre leal e coerente. Honrado de carácter, foi e é coerente, quer na sua vida privada quer, muito em particular, na vida pública.

Conheci-o em 1993, enquanto Secretário-Geral do Partido Socialista e, mais tarde, enquanto Primeiro-ministro do nosso País. Era eu, jovem autarca de Torres Novas.

Mal ele sabe o que aprendi com ele…

Humilde, com fantástico dom de palavra, assente na tal coerência de valores, foi para mim, (sempre o disse) um dos melhores Homens que conheci na vida política. Um verdadeiro estadista, dos poucos que rareiam em Portugal, que transmitia valores fazendo a apologia da Honra da Palavra.

A tal que muitas vezes falta na política.

Sempre o percebi como um homem ligado aos valores humanitários e, muito em particular, atento aos que sofrem. Um homem de causas, em prol do bem-estar do outro. Um homem que procura ser justo.

E é justo.

Admirei-o, admiro-o, respeito-o e desejo-lhe a melhor sorte do mundo.

E à sua família também.

Que continue a ser o homem bom com o qual tive o privilégio de privar, que sempre colocou acima dos interesses partidários, o interesse de Portugal.

Porque entre o meu nome e o dele, só difere o último, ele Guterres e eu Rodrigues, brincava muitas vezes a pretexto das nossas iniciais, as dele A.M.O.G. e as minhas A.M.O.R.… tanto que brincou com isso. E ambos nascemos a 30 de Abril, embora em anos diferentes…

Guterres, muito justamente, foi hoje homenageado pelo Presidente da República.

Enquanto simples cidadão, aqui lhe deixo o preito da minha profunda admiração, respeito e gratidão.

Bem-haja AMOG.

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados