SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Terça-feira, 22 Junho 2021, 20:36

Falar em Público

Atrevo-me a dizer que mais de 90% das pessoas que conheço tem medo de falar em público. Muitas das vezes, até são pessoas expansivas, alegres, desenrascadas, sem medos aparentes. Mas quando se veem numa situação em que terão que falar em público, começam a sofrer de ansiedade uns meses antes. Há pessoas que transpiram. Há pessoas que se esquecem do que iam apresentar. Há pessoas que perdem a voz. Há pessoas que desmaiam.
Sim, que desmaiam! No meu trabalho, esta é uma das minhas áreas preferidas: ensinar os outros a perder este medo e a falar em público de forma confiante e positiva. Falar em público não tem a ver apenas com técnicas simples (e esqueçam a técnica de “agarrar” em algo para não nos enervarmos… é proibido pois ainda nos dispersa e desconcentra mais). Passa por um enorme trabalho de descoberta, de autoconhecimento e de crescimento pessoal.
Nas próximas semanas, irei partilhar alguns segredos e conselhos para quem tem medo de falar em público ou para quem, simplesmente, quer aprimorar a arte da oratória. Por vezes, também tenho trabalhado com pessoas que não têm medo… mas não conseguem prender uma audiência. Mato já mais um mito: o carisma constrói-se. E aprendemos a criar empatia. Por estas e por outras é que adoro Comunicação!

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados