SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Domingo, 20 Junho 2021, 11:45

Centro de Assistência Paroquial de Pedrógão completou 64 anos de serviço

O Centro de Assistência Paroquial do Pedrógão comemorou no dia 19 de março a bonita data de 64 anos ao serviço de quem mais precisa.

Neste dia foi celebrada a Eucaristia na Igreja da localidade, presidida pelo Padre Luciano Oliveira, pároco desta comunidade e em seguida cantaram-se os parabéns e sopraram-se as velas.

As comemorações oficiais tiveram lugar no domingo, dia 23 de março com a presença do presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira e da Vereadora da Cultura e do Desporto, Elvira Sequeira.

Depois de celebrada a Eucaristia dominical, os autarcas foram convidados a visitar as instalações do Centro de Assistência Paroquial e inteirarem-se dos projetos que a instituição tem entre mãos.

Segundo nos disse o Padre Luciano Oliveira, presidente da direção do Centro, é objetivo desta direção ampliar a valência de Lar, atualmente com capacidade para 20 utentes para 48 camas, tendo em lista de espera para dar entrada no Lar de trinta pessoas.

Prevê-se que as obras de ampliação do Lar durem mais de um ano, sendo que o encargo será na totalidade da responsabilidade da instituição.

Fundado pelo Padre Abílio Vieira, o então Centro de Assistência foi inaugurado no dia 19 de março de 1950. Inicialmente e ainda sem a designação atual de Centro de Assistência Paroquial de Pedrógão,este foi um espaço criado para alimentar os pobres com uma sopa quente, e motivavar as jovens a aprender de costura, numa sala com essa mesma designação. A par com estes dois serviços, prestava-se um apoio na área da educação às crianças dos 4 aos 7 anos de idade.

No mesmo dia 19 de março, mas de 1952 foi editado o primeiro número do Jornal “Serra D’Aire”, sendo este o porta-voz do então chamado Centro de Assistência.

Em 21 de agosto de 1955, o ao tempo, Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira presidiu à inauguração das novas instalações do Centro de Assistência no largo da Praça na localidade do Pedrógão.

Célia Ramos

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2021 © Todos os direitos reservados