SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Sábado, 8 Agosto 2020, 00:40

ACUPUNTURA – CVI

O movimento da massagem

Por: Vitor Sepodes

É sobejamente conhecida a importância que os povos orientais dão à massagem. Foi através da palpação, da digito pressão (Tui-Ná) que muitos pontos foram descobertos e estudados os percursos e a ligação com órgãos, vísceras, sistemas… (respiratório, digestivo, circulatório, etc.).

As técnicas que se utilizam constam nos mais antigos pergaminhos, bem como a importância do movimento e o efeito que se consegue consoante o que se pretende fazer.

No artigo anterior escrevi sobre uma lenda acerca do ponto 60 do meridiano da Bexiga, junto ao maléolo externo, entre outros efeitos, tem especial eficácia como ponto analgésico.

Não só em relação a pontos mas também em zonas do corpo, dizem os orientais que para potenciarmos o efeito devemos fazer o movimento no sentido dos ponteiros do relógio, tonificando. Por outro lado se quisermos minorar a dor devemos fazer o movimento contrário aos ponteiros do relógio, dispersando. Vamos ver então uma situação concreta. Se tivermos dores abdominais, podemos fazer movimentos circulares à volta do umbigo com as palmas das mãos ou com 4 dedos estendidos, (indicador, médio, anelar e mínimo) ou melhor, alternando as 2 formas, no sentido contrário aos ponteiros do relógio porque assim dispersamos a dor.

Mas se tivermos fezes rijas, prisão de ventre então podemos aplicar da mesma forma as palmas das mãos e dedos em círculos à volta do umbigo mas no sentido dos ponteiros do relógio ou seja tonificando. Este processo deve ser feito durante cerca de 3 a 5 minutos e 2 a 3 vezes ao dia.

Conhecendo vários pontos com efeito maravilhoso para o nosso organismo, podemos assim tonificar se quisermos potenciar o seu efeito ou no caso de dor devemos então dispersar.

Muitas das vezes que o efeito não é conseguido com eficácia tem a ver com o tempo que devemos dedicar a cada ponto ou zona a tratar… normalmente massajamos apenas alguns segundos e assim não conseguiremos o mesmo resultado. Para finalizar, um cunho pessoal… se além do movimento adequado para cada situação utilizar cremes ou pomadas específicas para o que se está a tratar, então o resultado será excelente.

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2020 © Todos os direitos reservados