SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Quarta-feira, 15 Julho 2020, 05:07

Editorial

A Europa no século XX so freu a tragédia que foram as duas grandes guerras. Depois da primeira guerra mundial, essa hecatombe que assolou o mundo há cerca de um século, muito se escreveu sobre o sofrimento e a morte que atingiram tantos milhões de seres humanos.

Então, perante tal calamidade, dizia-se que não seria possível de novo acontecer. Fora demasiado o que a humanidade teve de suportar. A experiência da guerra era insuportável. Mas parece que o homem não aprende com a História. Passados apenas cerca de vinte anos, uma calamidade maior abateu-se sobre a Europa, sobre o mundo. Aqui o homem atingiu níveis de crueldade impensáveis e sempre com armas mais potentes e destrutivas: foi a segunda Grande Guerra.

Felizmente que, desde então, com raras excepções. A Europa tem vivido tempos de paz. Temos muitas gerações que nunca passaram pela experiência da guerra. Mas no tempo presente há sinais inquietantes no Mundo e na Europa que podem anunciar ventos de guerra. Há sinais de agitação e de intranquilidade que nos devem levar à reflexão sobre os caminhos que ora vamos trilhando.

Olhando para o médio oriente onde a violência é crónica e parece sem remédio até ao extremo oriente onde agora grassa uma preocupante agita- ção, vemos que da Síria a Hong Kong o conflito é a dolorosa realidade. Na América Latina por estes dias há focos de destruição e violência. E por cá, por esta velha Europa não estaremos em tempos de guerra, mas às vezes uma pequena chama provoca um grande fogo. Olhemos para o Reino Unido, atentemos na Catalunha e nos coletes amarelos em França. Não deixemos alastrar o fogo.

O Pe. António Vieira, chamava-nos a atenção para este monstro, que está sempre à espreita: «É a guerra aquele monstro que se sustenta das fazendas, do sangue, das vidas, e quanto mais come e consome, tanto menos se farta». Que a Europa não se canse da Paz.

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Ler Mais...
Jornal O Almonda, 2020 © Todos os direitos reservados