SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Sábado, 8 Agosto 2020, 23:49

O mundo do Messaging

Hoje em dia, grande parte das pessoas recorre ao Whatsapp ou ao Messenger para comunicar com amigos, familiares e contactos profissionais pelo telemóvel. Mas antes da chegada e da consolidação destas duas aplicações, eram mais populares o SMS, serviço de mensagens de texto, e o MMS, sistema de mensagens multimédia. Exploremos as diferenças entre todos estes sistemas

SMS ou MMS?

Podemos dizer que a mensagem multimédia é uma evolução do SMS. Enquanto o SMS permite enviar apenas um texto com até 160 caracteres, o MMS tem um limite de cerca de 30 mil caracteres. Além disso, com este recurso é possível enviar, em conjunto com a mensagem, imagens, áudios e vídeos curtos de forma simples. Com esta tecnologia, pode tirar uma foto no seu telemóvel, clicar em “Enviar” e adicionar um texto e uma mensagem de voz, por exemplo, e enviá-la a um ou mais contactos. Outra diferença é que o MMS também pode ser enviado para um endereço de e-mail. Para poder enviar um MMS é preciso que o seu dispositivo seja compatível com a tecnologia. Geralmente, os telemóveis suportam MMS e apenas modelos mais básicos podem apresentar algum tipo de incompatibilidade. O segundo requisito é que o plano do seu operador inclua o serviço de mensagens multimédia, algo que é bastante comum.

O MMS ainda pode ser útil?

Provavelmente estará a perguntar a si mesmo, porquê utilizar o serviço de mensagens multimédia com tantas tecnologias disponíveis hoje (como o Whatsapp, Facebook e Skype, só para citar alguns) para a troca de mensagens e para conversar com os seus contactos.
Apesar das aplicações que vêm ocupando o espaço do sistema de mensagens multimédia, este recurso ainda pode ser útil se precisar enviar um conteúdo e estiver sem acesso à internet, ligado a redes lentas ou se o seu whatsapp não estiver a funcionar. O MMS, assim como o SMS, depende apenas da disponibilidade de sinal de uma rede móvel.

Os novos reis do messaging

Mas a verdade é que nos dias de hoje, com a proliferação dos acessos à internet e o uso crescente dos smartphones, há duas aplicações que vieram definitivamente para ficar. Fáceis de instalar no seu smartphone, o WhatsApp (que é também propriedade do Facebook) e o Facebook Messenger vieram para ficar. Há grande probabilidade de que seja utilizador de uma destas aplicações, senão de ambas. Estas duas aplicações têm uma base de utilizadores combinada de aproximadamente 2,8 biliões de pessoas e cada um deles processa biliões de mensagens diariamente. O Facebook Messenger está intimamente integrado ao seu perfil no Facebook, enquanto o WhatsApp baseia-se nos contactos do seu telefone. Ambas as plataformas são ótimas para comunicar com amigos e familiares e permitem usufruir de recursos como chamadas gratuitas e mensagens de grupo.

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2020 © Todos os direitos reservados