SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Segunda-feira, 3 Agosto 2020, 18:56

29° Festival Nacional de Folclore em Liteiros

noticia1_gd2Escolinha de Folclore é promessa com futuro

Integrado nos festejos em Honra de Nossa Senhora do Rosário, que se realizaram no último fim de semana, a localidade de Liteiros acolheu no sábado, dia 29 de julho o 29º Festival Nacional de Folclore organizado pelo Rancho Folclórico Recreativo “Os Ceifeiros de Liteiros”, onde não faltou a participação especial da sua Escolinha Etnofolclórica, que há muito que é uma promessa com futuro para este grupo folclórico.

Ao anfitrião, o Rancho Folclórico Recreativo “Os Ceifeiros de Liteiros” e à sua escolinha que inaugurou as atuações, vieram se juntar o Rancho Cultural e Recreativo de Sinde – (Tábua, Beira Alta – Serrana) e o Grupo de Danças e Cantares de Vermil (Guimarães, Baixo Minho).

Depois do jantar convívio foi tempo dos componentes dos vários grupos se trajarem a rigor para a grande noite de folclore, no adro da festa junto à capela.

Antes de se dar início às atuações, já com o recinto das festas repleto, é o momento da sessão solene e das palavras de ocasião que marcam mais este encontro em redor do folclore.

Luís Filipe Santos, responsável pel’ “Os Ceifeiros” de Liteiros começou por agradecer a presença de todos quantos ajudaram na realização de mais este festival que já vai na sua vigésima nona edição, não deixando de recordar que a iniciativa se integra nas festas de verão de Liteiros, em honra de Nossa Senhora do Rosário.

É louvável exaltar as tradições, usos e costumes de outrora como aqui está a acontecer hoje. Obrigado às entidades que permitem que aqui estejamos”.

O presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira que se fez acompanhar pelo seu Vice, Luís Silva e pela Vereadora da Cultura e das Coletividades, Elvira Sequeira, afirmou um “grande orgulho nesta coletividade que dignifica a terra de Liteiros e Torres Novas. Saúdo os Ranchos Folclóricos visitantes e que vêm trazer muita alegria e solidariedade”, destacou o autarca que terminou desejando uma boa e tranquila viagem de regresso a suas casas.

Por seu lado, Pedro Morte, presidente da União das Freguesias de Torres Novas, Santa Maria, Salvador e Santiago desejou os melhores êxitos ao grupo da casa e aos visitantes, dando os parabéns aos “Ceifeiros” pela excelente organização, enaltecendo esta iniciativa que recorda “os usos e costumes que não se querem perdidos e são as raízes deste povo”.

O representante do Conselho Técnico do Alto Ribatejo e da Federação de Folclore Português, FFP, trouxe a prenda da noite lançando o desafio ao Rancho de Liteiros de que daqui por um ano já sejam federados na FFP.

Célia Ramos

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2020 © Todos os direitos reservados