SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Domingo, 20 Setembro 2020, 23:09

Mais um Amigo que nos deixou…

Tínhamos regressado de férias e foi com alguma surpresa que recebemos a notícia do falecimento do Amigo Eduardo Pina Francisquinho. Na verdade a morte nunca avisa quando chega.

O destino de cada um está traçado e não vale a pena preocuparmo-nos com uma coisa que está certa.

O Amigo Eduardo chegou à Gráfica Almondina num período nada fácil. Já a funcionarmos nas instalações de S. Pedro, o muito trabalho que a Gráfica tinha – muitos jornais, por exemplo – obrigava
a aquisição de novas máquinas e a pensar em novas instalações como mais tarde veio a acontecer, na Zona Industrial. O Amigo Eduardo, dado as suas capacidades na área da contabilidade, depressa chegou à Gerência, tendo participado na compra de novas máquinas. Nunca poderemos esquecer o apoio que nos deu no acidente que tivemos na Gráfica, com uma fractura exposta no pulso e que nos obrigou a uma operação e depois a recuperação numa clínica em Lisboa. Deu-nos força e coragem e logo que as coisas melhoraram, arranjou maneira de nós darmos contributos, apesar de limitado, à Empresa. Estas coisas jamais se esquecem.

O Amigo Eduardo era uma pessoa simples, que estava sempre disponível para participar nos jogos de futebol, entre a Gráfica e a Tipografia Conde Marques, no 1.º de Maio.

Era um apaixonado pela Pesca Desportiva e passava uma parte dos seus tempos livres, a pescar. Ainda no último encontro de ex-trabalhadores da Gráfica, em 2016, o Amigo Eduardo sentia-se feliz por ali estar e recordar os tempos em que passou na Gráfica.

Por uma questão de saúde, não nos foi possível acompanhar este Amigo à sua último morada. Contudo, aproveitamos a oportunidade para aqui deixar as nossas mais sentidas condolências a toda a Família e muito particularmente a sua Esposa, Alzira Gabriel Francisquinho, com votos de força para ultrapassar este período nada fácil. De referir ainda que esta Senhora foi funcionária da Gráfica Almondina durante dezenas de anos e desempenhou com competência as suas funções.

* * *

Foram vários os jogos em que o Eduardo marcou presença como jogador e deu o seu contributo para as vitórias. E tivemos jogos no campo da PSP e em Torres Vedras num convívio com os camaradas gráficos desta cidade. Foi uma viagem que jamais esqueceremos pelas peripécias que aconteceram.

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2020 © Todos os direitos reservados