SEMANÁRIO REGIONALISTA DE TORRES NOVAS | FUNDADO EM 1918 | ANO CI | Diretor: Nuno Vasco Batista Nunes | Domingo, 9 Agosto 2020, 08:38

O fim da Era dos Likes?

Em maio deste ano, o Instagram iniciou um teste, no Canadá, permitindo aos utilizadores escolher se querem ter o número de “gostos” visíveis ou não. O Instagram anunciou que tem interesse em alargar este teste a mais países (como Irlanda, Japão, Itália, Brasil, Austrália ou Nova Zelândia). Como funciona? Simples: os utilizadores podem esconder dos perfis as contagens de “likes”, tanto no feed como dentro dos perfis. Para o dono da conta, os “likes” continuam a estar visíveis, se o utilizador tocar na lista de nomes de seguidores. De acordo com a rede social, esta iniciativa tem como objetivo fazer com que as pessoas se foquem mais no conteúdo que publicam (fotos e vídeos, neste caso), ao invés de se focarem demasiado nos “likes” que vão conquistar.
A cultura dos “likes” tem causado uma pressão anormal sobretudo nas camadas mais jovens. Esta pressão estará certamente associada a alguns fenómenos sociais. É normal que as pessoas queiram ser socialmente aceites. Como dizia alguém, somos bichos sociais. O reconhecimento é uma das nossas necessidades. Mas a cultura dos “likes” eleva esta necessidade ao exagero, sendo já conhecidas algumas consequências graves, como depressões profundas e suicídios, muitos dos casos em jovens. Devíamos parar mais vezes para pensar nisto. E devíamos falar sobre isto, e tantas outras coisas, desde cedo, nas escolas.

Partilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print
Share on reddit
Reddit
Jornal O Almonda, 2020 © Todos os direitos reservados