Home > Região > Centro Hospitalar do Médio Tejo promove XI Jornadas de Urologia

Centro Hospitalar do Médio Tejo promove XI Jornadas de Urologia

O “Carcinoma da Próstata” é o tema em destaque no primeiro dia das Jornadas do Serviço de Urologia do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), que decorrerão nos dias 19 e 20 de Abril, no Hotel dos Templários, em Tomar.

“É um tema sempre muito actual” afirma João Dias, Director do Serviço de Urologia do CHMT, acrescentando que é uma doença “passível de cura se for diagnosticada precocemente”, sendo o carcinoma mais frequente no aparelho urinário do homem. O número de casos diagnosticados e em tratamento é crescente, uma vez que existe maior preocupação dos médicos em pedirem a análise ao sangue (PSA) que permite o diagnóstico precoce.

Com esta análise simples, habitualmente pedida a partir dos 45 anos de idade, é possível fazer o diagnóstico de “uma patologia que a pessoa não sabia que tinha e, muitas vezes, não imagina as consequências que isso pode trazer para a sua vida, de um momento para o outro”, explica o Urologista. Acrescenta ainda que, em caso de diagnostico precoce, “há uma boa probabilidade de cura”, mas é discutível a idade a que esta análise deve ser pedida, porque “o comportamento do carcinoma da próstata é geralmente bom, e apesar de ser o mais prevalente, é o relativamente menos agressivo na maior parte dos casos”.

Por isso, “Quando pedir correctamente o PSA?” é o tema do debate que contará com a participação de Edmundo Sá, especialista de Medicina Geral e Familiar e docente da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa; Carlos Ceia, Médico de Família e coordenador da Unidade de Saúde Familiar do Vale do Sorraia; David Martinho, Urologista no Centro Hospitalar de Lisboa Norte e Ricardo Luz, Oncologista do Centro Hospitalar de Lisboa Central.


Deixe-nos o seu comentário pelo facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *