Home > Sociedade > Celebração dos 25 anos de bispo de D. Manuel Pelino

Celebração dos 25 anos de bispo de D. Manuel Pelino

A Sé de Santarém encheu-se, na quarta-feira, dia 13, para a comemoração do Jubileu Episcopal de D. Manuel Pelino, bispo de Santarém. Foi um dia de grandes emoções para a Igreja, pois no mesmo dia, e praticamente à mesma hora em que a celebração estava para ter início, pelas 19h, estava para ser anunciado o novo Pastor da Igreja. Viveram-se momentos de grande ânsia e de curiosidade e por causa disso, certamente, os 25 anos de bispo de D. Manuel Pelino vão ser também recordados no tempo, por partilharem o dia em que o mundo cristão conheceu o seu novo Papa, Francisco I.

A cerimónia atrasou-se naturalmente porque se queria saber quem iria ser o novo Papa. Assim, das 19h o início deslizou até às 19h30, altura em que já todos os “media” estavam a anunciar quem era o novo Papa eleito. Houve também a sorte de D. Manuel Pelino ter entre os convidados para a sua celebração a presença do Núncio Apostólico em Portugal, o representante do Vaticano, embora a informação oficial chegasse quase ao mesmo tempo que a informação dada pelos “media”.

Iniciada a celebração de comemoração do Jubileu Episcopal, com grande parte dos membros do clero da diocese de Santarém presentes, bispos convidados a integrar o cortejo inicial, a celebração oficial do Jubileu principiou com toda a pompa e circunstância destas ocasiões.

Luis Lopes

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook