Home > Região > Entrevista à responsável do voluntariado empresarial em Portugal

Entrevista à responsável do voluntariado empresarial em Portugal

p1_zagalo_grd

A riachense Conceição Zagalo é o rosto do voluntariado empresarial em Portugal. Uma área que deu passos largos no nosso país em 2011, Ano Europeu do Voluntariado. Nesta edição de Natal, O Almonda falou com Conceição Zagalo, que partilhou a sua vasta experiência na área do voluntariado empresarial, uma atitude que nas suas palavras dá uma enorme satisfação.

Maria da Conceição Zagalo nasceu em Riachos, Torres Novas, a 13 de outubro de 1952.

Foi admitida na Companhia IBM Portuguesa em 1973, na Divisão Técnica, onde desempenhou diversas funções administrativas até 1987. Depois, e durante os quatro anos seguintes, assumiu cargos na área de Marketing para os sectores do Governo, Público e Indústria. De 1991 a 1997, foi responsável pela área de Media and Public Relations e em 1998 foi nomeada Directora da Divisão de Comunicações e Programas Externos. Em 2009, assume igualmente a gestão de Marketing e de Cidadania, cabendo-lhe a responsabilidade de topo da Divisão de Marketing, Comunicações e Cidadania. Exerce este cargo até janeiro de 2011, em acumulação com as suas responsabilidades de membro do Conselho Diretivo da IBM Portugal, que assumiu entre 2000 e abril de 2011.

Em representação da IBM, Maria da Conceição Zagalo é membro fundador do GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial, sendo a actual Presidente da Direcção. Foi, igualmente, membro fundador e fez parte da Direcção e do Conselho de Orientação Estratégica da RSE Portugal.

Também em representação da IBM, foi nomeada em abril 2010 Presidente da Assembleia-Geral da APCE – Associação Portuguesa de Comunicação Empresarial.

É membro do American Club of Lisbon e Conselheira da Associação Acredita Portugal. Preside a Comissão de Orientação Estratégica da AIESEC – Associação Internacional de Estudantes de Economia, Gestão e Engenharia, sendo igualmente a representante de Portugal no Global Council of Board Chairs da AIESEC Internacional.

Célia Ramos

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *