Home > Sociedade > Criada a Unidade de Saúde Familiar Almonda

Criada a Unidade de Saúde Familiar Almonda

Com sede no Centro de Saúde de Torres Novas, a USF Almonda está a funcionar desde segunda-feira, dia 9. É composta por uma equipa de oito médicos, oito enfermeiros e seis assistentes técnicos, liderada pela Dra. Ana Martins, com sede no Centro de Saúde de Torres Novas.

Esta USF vai dar resposta aos utentes de Salvador, São Pedro, Santa Maria, Santiago, Lapas, Olaia e Paço, com seis médicos a serem colocados na sede e dois em Olaia.

De acordo com a coordenadora desta USF o horário dos médicos que vão integrar esta equipa multidisciplinar é de 42h por semana, exceto os médicos que vão ficar na Olaia, que terão um horário de 35h. A equipa só ficará completa no próximo ano, pois há dois médicos que apenas vão integrar a equipa em 2013. Ou seja, inicialmente existirão apenas 4 médicos na sede da USF.

A USF Almonda foi criada para dar resposta aos utentes sem médico de família. Um forte argumento que levou à criação da USF tem a ver com a integração de novos médicos, pois os que estão a concluir os estudos são colocados prioritariamente nas USF´s. Ana Martins explicou a “O Almonda” que a USF foi criada na sequência da reforma dos cuidados primários de saúde e que agora há objetivos a atingir. Se o conseguirem podem ser recompensados em material para a unidade, não havendo lugar a prémios monetários, pois só as candidaturas do tipo “B”, que não é o caso da USF Almonda, é que podem ser alvo de prémios por objetivos individuais.

Luís Miguel Lopes

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *