Home > Sociedade > Quinta do Arrife – Descobrir a Natureza aqui ao lado

Quinta do Arrife – Descobrir a Natureza aqui ao lado

Antes de chegar a Amiais de Cima, para quem vem de Alcanena, há uma placa do lado direito que assinala um equipamento da Casa Pia de Lisboa, a “Quinta do Arrife”, a única que fica no Ribatejo. Situada no sopé da Serra D´Aire esconde-se entre as árvores e penedos, albergando um local que nem todos conhecem e que muito tem para oferecer.

Num espaço de 62 hectares, pertencente à Casa Pia de Lisboa, que se dedica à animação e educação agro-ambiental, o Centro de Educação e Desenvolvimento (CED) Francisco Margiochi é um local de aprendizagem, construído de raiz a pensar nas crianças que frequentam a instituição, mas é também um local para que outras crianças da região aprendam um pouco mais sobre a natureza e a agricultura.

Á frente da casa está um torrejano, Jorge Duque, engenheiro agrónomo de formação há muito que abraçou a causa da educação, tendo ali tido oportunidade de colocar em prática os seus conhecimentos.

A Quinta do Arrife oferece alguns programas de aprendizagem destinados a crianças em idade escolar. O programa “Arrife vivo” tem por lema por “Aprender, observando e experimentando”, que é o que propõem a todos os alunos e docentes que incluam a “Quinta do Arrife” nos seus projetos educativos. Um conjunto de dez sub-programas, abrangentes e de âmbito pedagógico, visam a aquisição de conteúdos concetuais, processuais e atitudinais estabelecidos nos currículos de ensino básico e nas áreas científico-naturais, arte e desporto.

Luis Lopes

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *