Home > Sociedade > “Encontros de Lusofonia” já arrancaram

“Encontros de Lusofonia” já arrancaram

Na terça-feira, dia 15, à hora que Portugal jogava a sua qualificação para o Euro 2012, na Biblioteca os “suspeitos do costume”, ou seja, os que normalmente aparecem nestas iniciativas culturais, mostravam preferência por participar no arranque dos 4ºs “Encontros de Lusofonia”.

O tema para este ano dos encontros versa sobre o Brasil. Para a primeira conferência, que teve lugar na Biblioteca Municipal, foi convidado o Professor Catedrático da Universidade Novas, e também especialista no tema da “Expansão Portuguesa”, o Professor doutorado João Paulo Oliveira e Costa. O Professor coordena ainda duas revistas científicas internacionais, dedicadas à História, é o principal biógrafo do Infante D. Henrique e de D. Manuel I, e é também autor do “best seller” “O Império dos Pardais”.

Nesta primeira conferência falou-se do Brasil no contexto do Império Português, ou dito de outra maneira, do que significou o território brasileiro no contexto do Império Português. Passando em revista alguns factos mais marcantes da história, desde a morte de D. Manuel I quando estava no auge da sua vida, até à vinda das especiarias para Lisboa, marcando-se dessa forma o triunfo da política do Reino.

Luís Miguel Lopes

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *