Home > Sociedade > Saber mais acerca da Doença de Parkinson

Saber mais acerca da Doença de Parkinson

A Delegação Distrital de Santarém da Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (APDPk) promoveu no sábado, dia 5 de Novembro, um encontro de doentes de Parkinson, que decorreu na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes. A oradora, Isabel Ambrósio, neurologista no Hospital de Torres Novas abordou o tema, explicando aos presentes as características da Doença de Parkinson, os seus sintomas, de que forma é feito o diagnóstico, o tratamento médico e os cuidados a ter para evitar a doença.

Tratando-se de uma doença limitadora de movimentos do indivíduo este tende, em alguns casos, a retrair-se e a refugiar-se no espaço onde vive, o que tem de ser contrariado, apresentando-se novas soluções para as dificuldades que surgem. Promover o contacto pessoal e a troca de opiniões, o convívio, bem como apresentar algumas alternativas resultantes de actividades formativas, lúdicas e desportivas são ainda objectivos deste tipo de encontros e da Delegação da APDPk.

Estima-se que existam seis milhões de pessoas portadoras da doença de Parkinson a nível mundial. Em Portugal as estimativas apontam para a existência de 20.000 portadores da doença, embora não existam dados concretos.

Célia Ramos

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook