Home > Sociedade > Já começaram as Festas do Almonda

Já começaram as Festas do Almonda

 

O vento e as noites frias retiram um pouco o entusiasmo à volta das Festas do Almonda, que tiveram início na sexta-feira, dia 1. O recinto das festas, no Jardim das Rosas, têm-se disso ressentido, embora ainda tenham sido muitos os que lá se deslocaram, sem que os números de visitantes se aproximem de edições anteriores.

 

Há compreensão de que estas festas não poderiam ter o mesmo fulgor de edições anteriores, pois o ano é de crise e de “vacas magras”. Mas foi possível ouvir comentários de como pequenas coisas poderiam ser diferentes. A instalação sonora que habitualmente se ouvia pela cidade foi cortada e apenas quando algum espectáculo tem início é que há animação no Jardim das Rosas. Ora é aqui que algumas vozes discordam, pois poderia a instalação não percorrer toda a cidade, mas existir no espaço da festa, pois sem música «até parece que não é festa», observaram alguns.

 

O Palhaço construiu em Torres Novas

 

Pedro Tochas, o Palhaço Escultor, animou centenas de pessoas. Um festival de folclore seguido da actuação de um “palhaço” podia não parecer o melhor programa para uma “noite forte” como a de Sábado, mas tendo em conta a multidão que se reuniu esta pode ter sido uma das melhores apostas dos programadores.

 

Pedro Tochas continua a mostrar que é possível fazer muito com pouco. Um espectáculo mudo, com pouco material e dependente da participação do público parece a fórmula perfeita para o fracasso. Fórmula que o comediante transformou num espectáculo reconhecido internacionalmente pela sua qualidade e originalidade.

 

Luís Miguel Lopes com João Rodrigues

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook