Home > Sociedade > Hospital de Torres Novas assinalou Dia Mundial da Diabetes

Hospital de Torres Novas assinalou Dia Mundial da Diabetes

 

No domingo, dia 14, “Dia Mundial da Diabetes”, o Hospital Rainha Santa Isabel assinalou a data com uma sessão de informação sobre a doença e com uma monitorização da glicemia aos participantes numa caminhada.

 

A diabetes é uma doença que tem um grande impacto na sociedade e o número de diabéticos tem vindo a aumentar exponencialmente nos últimos anos, com muitos doentes a sentirem grandes dificuldades na sua vida. A doença tem ganho terreno porque as pessoas têm «maus hábitos» de vida, sintetizaram as enfermeiras Isabel Menino e Gracinda Vieira. Esses “maus hábitos” resultam sobretudo da deficiente alimentação e da redução de actividades físicas, sendo até «preocupante» o aumento de jovens com a doença. A título de exemplo foram apontados alguns casos que explicam como a sociedade não está sensibilizada para se prevenir da doença, pois até nas escolas é mais barato comprar um bolo do que uma sandes, o que fomenta o consumo de açúcar.

 

No painel apresentado pelo Dr. Mariano Velez, “Vamos Controlar a Diabetes – Agora”, foi explicado que a prevenção é «a única forma de atalhar a epidemia da diabetes». No Hospital de Torres Novas há um núcleo de apoio ao diabético que muito tem ajudado quem ali se dirige. A diabetes, ao tornar-se uma epidemia, terá de ser combatida como todas as outras epidemias, atacando na raiz do problema, «a alimentação e os hábitos sedentários».

 

Luís Miguel Lopes

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook