Home > Colaboradores > Joaquim Canais Rocha > Uma cidade mais limpa…

Uma cidade mais limpa…

 

Todos queremos, afinal de contas, a nossa cidade mais limpa. Mas cabe aos torrejanos, duma forma geral, preservar a limpeza na cidade de todos nós. Não deitar lixo para o chão e sempre que possível deitar os papéis e os maços de cigarros já inutilizados, nos recipientes próprios.

 

É bonito fazer campanhas a favor do ambiente, para aparecer na fotografia mas no dia-a-dia da nossa vida quotidiana nada fazemos para evitar que o lixo apareça nas ruas por onde passamos. Por outro lado cabe aos serviços de limpeza, camarária, recolher o lixo que se encontra um pouco espalhado pela cidade, muito particularmente no Jardim das Rosas e mais ainda no Jardim Municipal. Espaços que percorremos diariamente e damos de cara com muito lixo espalhado junto dos bancos do jardim e noutros locais. Faz-nos confusão que exista num banco do Jardim Municipal onde há três semanas nos sentámos, pela sua sombra, para descansar e ler o jornal. Acontece que o lixo que ali encontrámos nesse período, ali permanece. Papéis, garrafas de água de litro, etc., etc.

 

Com a realização frequente de concursos de pesca, sem dúvida quem nos visita deve observar este estado de coisas. E parece que ninguém repara, como bancos partidos, sem as tiras para nos sentarmos. São pequenas coisas, sem qualquer importância financeira, que distinguem uma cidade limpa, de outra mais suja.

 

E não seria necessário falar destas insignificâncias, se houvesse mais civismo por parte dos cidadãos e dos jovens que deitam muitas coisas para o chão e ninguém os chama a atenção, com receio de qualquer resposta que não querem ouvir. E se os responsáveis pela limpeza percorressem, a pé, estas e outras zonas para se aperceberem, in loco, que a limpeza nem sempre é bem feita. Porque queremos a nossa cidade mais limpa, a exemplo de outras que conhecemos, aqui deixamos este reparo que não pretende atingir ninguém, mas simplesmente chamar a atenção para um esforço maior na limpeza da cidade, muito particularmente nas zonas mais visitadas pelos turistas que nos visitam e que possam levar para as suas terras as melhores impressões de Torres Novas, uma cidade bonita, com um rio a atravessá-la e uma limpeza de meter inveja a muitas outras. Ficamos todos, de facto, muito satisfeitos.

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *