Home > Sociedade > Banda do Outeiro Grande com 146 anos de existência

Banda do Outeiro Grande com 146 anos de existência

 

A origem de banda do Centro Recreativo e Musical do Outeiro Grande remonta ao ano de 1864.

Conta a história que os seus fundadores foram José Rodrigues Sentieiro, Veríssimo Carvalho Pais e Manuel “gaiteiro” que se deslocou à localidade vizinha de Carrascos actualmente Vila do Paço, para aprendem música na banda da referida localidade, vindo posteriormente a fundar a banda do Outeiro Grande.

 

A banda teve o seu período áureo em 1920, sob a direcção do Maestro Pina. Seguiram-se os anos 50 com o maestro e compositor António Lourenço Nos anos 60 a banda não atravessou um bom período e esteve a alguns passos de terminar.

 

Em 80, devido ao esforço da população e ao trabalho do benemérito António Lourenço a banda ganhou nova vida.

 

A banda mais antiga do concelho de Torres Novas tem participado ao longo destes anos, em diversas festas populares, concertos e encontros de banda, entre estas participações, destaque para os encontros de bandas civis em Alcácer do Sal, e em Almada de Feira do Vinho e da Vinha em Borba, no ano de ano de 2006.

 

Desde Fevereiro de 2007 que João Manuel Lourenço Antunes desempenha as funções de regente e, desde Setembro, de professor da escola de música. Luzia Rocha que aprendeu música nesta mesma banda é a actual maestrina.

 

Célia Ramos

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook