Home > Sociedade > ARPE – Uma mais valia para o concelho

ARPE – Uma mais valia para o concelho

p1_arpe_grd 

A caminho do seu 15.º aniversário é sobejamente conhecida a história e as actividades desta instituição que em boa hora O Dr. Francisco Canais Rocha se lembrou de criar. Mais do que um espaço para encontro e convívio entre sócios, a ARPE aposta fundamentalmente na formação. E a escolha desta instituição, nesta Ronda Social prende-se com o Dia da Alfabetização que se assinala em Setembro. A UTIARPE, uma das “valências” da ARPE é para dos alunos que frequentam esta Universidade da Terceira Idade um tempo e um espaço sem o qual já não conseguem passar. Não se tratando aqui de dar os primeiros passos na alfabetização, quer-se sim, ir mais longe. Lá diz o ditado “o saber não ocupa lugar”.

 

A ARPE é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), reconhecida como pessoa de utilidade pública, e foi fundada no dia 28 de Março de 1996, na altura com 112 sócios.

O grande objectivo desta Associação desde a sua criação é a construção de de um Centro Social Torrejano, num terreno cedido pela Câmara Municipal na Quinta da Lezíria, cuja escritura de cedência já foi efectuada. O Centro Social Torrejano terá fundamentalmente três valências: Centro de Dia, Centro de Convívio e Apoio Domiciliário. Com o apoio da Câmara Municipal já foi elaborado o projecto de execução do edifício do Centro Social, e entregue no Centro Distrital da Segurança Social a candidatura para o financiamento da sua construção.

 

A este propósito o vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Ferreira disse no último almoço de aniversário da ARPE que O vice-presidente Pedro Ferreira que na altura, representou a Câmara Municipal de Torres Novas, afirmou “a Casa da Lezíria parou no tempo. As obras são muitas, as solicitações são demasiadas e as verbas são poucas e insuficientes. No entanto estou em condições de adiantar que graças a um apoio estatal que passou de 45 para 80%, a obra vai iniciar este ano com certeza”.

 

Actualmente a ARPE tem 1737 sócios efectivos reformados e 916 sócios auxiliares.

 

Célia Ramos

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook