Home > Saúde > Um milhão de casos de Gripe A em Portugal

Um milhão de casos de Gripe A em Portugal

Cerca de um milhão de casos de gripe A foram registados em Portugal, levando 1436 pessoas a ser internadas e causando 124 mortes, segundo dados da Direção Geral da Saúde divulgados à agência Lusa.

Estes são os principais números do relatório da atividade epidémica gripal em Portugal em 2009, documento que será apresentado em outubro no 2.º Congresso Nacional de Saúde Pública.

Segundo o diretor geral da Saúde, Francisco George, a atividade do vírus da gripe A em Portugal verificou-se sobretudo entre agosto de 2009 e fevereiro de 2010, tendo tido a sua expressão máxima em novembro do ano passado.

A esmagadora maioria dos casos foram ligeiros e moderados, mas ainda assim houve 193 doentes admitidos em cuidados intensivos e 124 mortes.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje o fim da primeira pandemia de gripe do século XXI.

Segundo a diretora geral da OMS, a gripe A (H1N1) causou 18 500 mortos em todo o mundo desde que foi descoberta em abril de 2009.

Francisco George referiu que esta declaração da passagem à fase pós pandémica já era esperada, realçando que a actividade viral em Portugal começou o seu declínio a partir de janeiro, não tendo sido diagnosticados casos nos últimos meses.

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *