Sujar Portugal
16 de Julho de 2010. Etiquetas: Sociedade.
Custa a acreditar que a mentalidade das pessoas continue a ser tão, desculpem-me o termo, “tacanha” e mesmo depois recente e bem sucedida campanha “Vamos Limpar Portugal”, ainda haja que despeje o seu lixo na berma da estrada. Na subida para a localidade de Carvalhal de Aroeira à esquerda, num pequeno descampado, habitam agora desde mobiliário a almofadas, a portas que já não serviam, etc.
A falta de escrúpulos é tão grande que as pessoas nem se preocuparam em esconder a lixeira, num local com mais arvoredo, tal como se da atitude mais natural se tratasse.
É certo que as mentalidades são difíceis de modificar e durante anos esta era a conduta normal, mas, mesmo depois de tanta divulgação ainda há quem tenha estes gestos que, ainda para mais em época de risco de incêndio, são mais uma achega para a fogueira.
Resta-nos a a esperança dos mais novos… Há tempos distraída deitei um papelucho de um rebuçado para o chão e logo em seguida fui advertida pelo meu filhote mais velho, que na altivez dos seus cinco anitos, me disse, “mamã não se deita lixo para o chão, temos de proteger op ambiente e o nosso planeta”. Nem será necessário dizer que sem ter resposta para dar, apanhei o papel e guardei-o no bolso.
Célia Ramos
Ler mais na edição impressa.




