Home > Colaboradores > Madalena Monge > POR FAVOR CUIDEM DOS VOSSOS FILHOS

POR FAVOR CUIDEM DOS VOSSOS FILHOS

  

A primeira vez que viu uma penugem no seu buço foi logo enfiar-se no WC. Pegou na máquina de barbear do pai, mas não havia nada para tirar; ele era persistente e a sua preocupação em acabar com a pequena manchinha causou-lhe um vermelhão incómodo por cima do lábio superior. 

           

Na escola é um aluno regular, viciado em máquinas e com 12 anos explora os recantos mais escondidos no computador. Para além de algum desporto, passa o resto do tempo livre mergulhado no seu quarto a ver filmes para adultos no seu computador.

           

Na escola insiste para o deixarem levar filmes para maiores de 16 anos, mas é proibido. Ele com aquele olhar matreiro responde que quando os pais estão a dormir, ele está até tarde a ver os tais filmes e ainda ri com orgulho que os pais pensam que ele está a dormir, por isso nunca desconfiaram.

           

Sábado à noite um grupo de amigas entre os 14 e 16 anos, escolhem roupa vistosa, para mais uma saída de fim-de-semana. Bem maquilhadas, de saltos altos e minissaias, decotes avantajados vão entrar no mundo nocturno. Alguns paizinhos fazem questão de ir deixar as meninas à porta dos bares e discotecas, com promessas mentirosas da parte delas, que só beberão bebidas sem álcool.

           

E mais tarde é ver essas meninas de bem a caminho do hospital com um coma alcoólico.

           

Com apenas 13 anos resolvera elaborar uma página sua na Internet. Tirou umas fotos em posições fotogénicas e sedutoras e começou a adicionar novos amigos. No seu perfil ocultou a verdadeira idade e colocou lá 18 anos. Já tem cerca de mil e tal amigos, todos, ou quase todos desconhecidos com o triplo dos seus magros 13 anos.

           

Actualmente fala com um rapaz giro, que diz ter 19 anos. No outro dia marcaram um encontro num centro comercial e conheceram-se. Ele tinha o dobro da sua idade e prometeu-lhe um amor que soava a verdadeiro. Ela deixou-se levar e acabou por ser alvo de mais uma tentativa de abuso de menores. Felizmente a família e amigos descobriram a tempo e evitaram que tal acontecesse.

           

Meus amigos, estes e muitos outros são exemplos do que se passa hoje em dia com as nossas crianças e com os nossos jovens. Não sou mãe, mas há que proteger, explicar e alertar para não colocarem fotos na Internet e não só.

           

Também se conhecesse boas pessoas na galáxia cibernauta, Nem todos são depravados. Mas no que toca a menores todo o cuidado é pouco. Complica-me o sistema porque alguns pais colocam computadores e televisões no quarto dos seus filhos. Já tenho visto fotografias de filhos de amigos meus na Internet e costumo alertá-los para o facto de ser um perigo expor uma criança desta maneira.

 

Por favor quem tenha filhos na idade menor, acompanhe melhor a vida deles. Não é com compras materiais que se ajuda uma criança a ultrapassar os seus impulsos. Quanto mais cedências fizermos mais eles pedem. Deixem viver os vossos filhos, mas nunca os deixem de acompanhar no seu dia a dia.

           

Façam uma pausa nas vossas vidas agitadas e ao fim de semana por exemplo façam programas ao ar livre para que os vossos rebentos possam sair dos casulos e viverem a vida de mais real.

           

Deixem-nos ser crianças, brincar na areia, chapinharem nas poças de água, andarem de bicicleta, jogarem á bola. As nossas crianças são o futuro e por isso temos de as respeitar e dizer não de vez em quando para elas aprenderem a crescer num ambiente saudável.

        

                                                         Madalena Monge

                                                         aguianegra@hotmail.com

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *