Home > Sociedade > XX Aniversário da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

XX Aniversário da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

 

No domingo, dia 9, realizou-se na Quinta das Carrascosas um almoço-convívio com o objectivo de assinalar o vigésimo aniversário da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas. Foram muitos os associados que marcaram presença, mas o mesmo não aconteceu com outras presenças que eram habituais, notando-se a falta de comparência do representante do Instituto Português de Sangue e do Centro Hospitalar do Médio Tejo.

 

Chegada a hora de algumas palavras serem ditas pelos responsáveis coube ao Enfermeiro Neto lembrar que a história da Associação é mais longo, e que começou já lá vão cerca de 40 anos. Nessa altura, recordou, a dádiva era «um acto reactivo e não pró-activo» pois resultava da urgência da necessidade que surgia no seio de uma família ou num grupo de amigos. Hoje em dia a realidade é «substancialmente diferente pela positiva», já que as iniciativas de recolha de sangue alargaram-se «por todo o concelho de Torres Novas e concelhos limítrofes» promovendo a proximidade com o dador.

 

Queremos ser mais

 

«Somos hoje cerca de 4150 e queremos ser mais. Queremos preservar todos os nossos associados e chegar a outros, aumentando cada vez mais este número, nomeadamente através da sensibilização dos mais jovens. E temos também alargado o nosso campo de acção, com a nossa primeira campanha de recolha de medula óssea», disse o Enfermeiro Neto apelando aos associados para que continuem a colaborar com a associação. Rematou a sua intervenção fazendo um pedido, «aos que já são dadores, que continuem a sê-lo. Aos que ainda não são, que se inspirem e se tornem também solidários».

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook