Home > Colaboradores > Joaquim Canais Rocha > 500 anos passaram…

500 anos passaram…

 

A cidade de Torres Novas assinalou a passagem pela então vila, há 500 anos, do rei D. Manuel I, com três dias repletos de acontecimentos e factos históricos que nos transmitiram um tempo e um espaço que marcou a nossa identidade no contexto nacional da época.

 

D. Sancho I deu-nos a carta de foral (1190) e depois seria a vez de D. Manuel I nos dar o foral manuelino (1510). Foi esta segunda data que em boa hora o município torrejano levou a efeito, inserida em mais uma edição das Memórias da História. Foram três dias em que o centro histórico e o Castelo – sem esquecer o belíssimo património que é hoje a Praça Cinco de Outubro – serviram de cenário no sentido de ser criada uma vila quinhentista.

 

E a surpresa aconteceu para muitos torrejanos, como nós, que nunca imaginaram que fosse possível recriar um tempo que hoje faz parte das nossas memórias. Tivemos oportunidade de percorrer todo o centro histórico, o castelo e respectivos acessos, para ter uma ideia da grandeza da Feira Medieval de Torres Novas. E foram muitos os torrejanos que nos disseram nunca terem visto uma coisa igual. Alguns até afirmaram ser superior às Festas da Cidade.

Foram milhares de pessoas que passaram por Torres Novas e muitas não conheciam esta bonita cidade, segundo nos disseram. Do muito elogioso que ouvimos – para o ano a Feira Medieval terá uma expansão ainda maior, não temos dúvidas – também ouvimos um reparo, no que diz respeito à hotelaria: faltam Pensões na Cidade e nós tivemos algumas dificuldades em informar quem nos procurou, para dormir.

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *