Home > Sociedade > A Feira Quinhentista é já este fim-de-semana

A Feira Quinhentista é já este fim-de-semana

 

Após um ano de recolha e investigação no que respeita aos conteúdos históricos, e quatro meses passados desde o início da preparação física e logística do evento, está aí a chegar a Feira Quinhentista que começa já nesta sexta-feira. A organização do evento pertence ao Teatro Virgínia tendo a Câmara Municipal por principal parceira. Cerca de 500 pessoas estão envolvidas e a trabalhar para este projecto no qual, durante três dias serão evocadas as memórias , os sons, os sabores, usos e costumes do século XVI.

 

A par com as actividades lúdicas e paralelas que darão vida ao cenário quinhentista recriado, há a destacar os momentos de recriação histórica. Na sexta-feira, às  21 horas a Ronda do Pregão Cortejo de mercadores. “A caravana, acompanhada de animação, aproxima-se da cidade. Os mercadores que chegam para vender os seus produtos são recebidos pela guarnição do Alcaide.”

 

No sábado, 1 de Maio, pelas 18 horas, os Arautos d’el Rei – Entrega do foral novo. “O emissário do rei chega com sua comitiva, trazendo consigo a nova carta de privilégio da vila.” A noite termina na Praça da Republica, onde pelas 23 horas terá início o Baile Renascentista.

Domingo, chega à cidade El Rei D. Manuel, pelas 18:30 horas. “Aclamado e ovacionado pelo povo, é recebido pelo Alcaide, D. João de Almeida. Sua Majestade vai pernoitar no paço, mas antes subirá ao castelo, na companhia dos fidalgos, para uma ceia real.”

 

Quem desejar viver a rigor estes momentos poderá alugar trajes da época no Hotel dos Cavaleiros. Os transportes urbanos torrejanos (TUT) terão neste fim-de-semana os seus horários reforçados para permitir às pessoas deslocarem-se com maior facilidade e sem o problema de onde estacionar o carro, apesar de que, terem sido pensados vários espaços de estacionamento, à espera de “alguns milhares de visitantes” segundo as expectativas da entidade organizadora.

 

Célia Ramos

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *