Home > Teatro > Projecto “Panos” com jovens actores torrejanos

Projecto “Panos” com jovens actores torrejanos

 

O projecto “Panos” já tem lugar em Inglaterra e em Portugal (através da Culturgest). Um grupo de jovens é convidado a participar numa peça de teatro, dando-lhes a oportunidade de experimentar o palco. Para este ano, para Portugal, foi escolhido o texto “Belavista” que está a ser trabalhado sob a direcção de Suzana Branco por jovens torrejanos. A peça irá estrear na sexta-feira, pelas 14h, para as Escolas, e haverá uma segunda representação no Sábado, à noite, para o público em geral.

 

Belavista” é um texto feito a pensar nos mais novos e na adolescência. Contém expressões que eles usam, se bem que, e como é normal, por vezes essas expressões possam ser consideradas “fortes”. Procurou-se fazer um retrato da realidade, o que é também assumido por Suzana Branco, «O teatro é também um reflexo da realidade».

 

Sobre o trabalho desenvolvido pelos jovens torrejanos a encenadora não poupou os elogios, «Encontrei um grupo de adolescentes muito empenhados e tem sido com muito gosto que assisto ao profissionalismo que demonstram». De Outubro até à data de estreia ensaiaram uma vez por semana, ritmo que foi aumentado durante o período de férias escolares.

 

A peça conta a história de “Lilly”, uma rapariga que não sai do seu quarto e vê o mundo a partir da janela. E a partir daí ela constrói a sua realidade, que por ser uma construção é por vezes recriada, e recontada de uma perspectiva diferente.

Luís Miguel Lopes

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook