Home > Colaboradores > Joaquim Canais Rocha > Dois torrejanos na América

Dois torrejanos na América

 

Por vezes nos chegam notícias de torrejanos que emigraram para outros países, neste caso concreto para os Estados Unidos e depois conseguem com o seu trabalho e qualificação subir uma escala profissional que só os mais dotados conseguem lá chegar. São jovens formados que deixaram os seus familiares e o seu País e foram à procura dum país onde as oportunidades estão ao alcance dos mais dotados e os Estados Unidos é esse país que oferece excelentes condições para quem quer triunfar, seja em que área for. Seja na Literatura, no Cinema, na Música, no Futebol, na Moda e agora no Ambiente, que foi o caminho escolhido por estes dois torrejanos – Pedro Vieira, director científico da «GoodGuide» – e Nuno da Silva, gestor da PEAmericas.

 

Não conhecíamos estes dois torrejanos e nunca ouvimos falar deles. No entanto dois jovens que triunfaram nos Estados Unidos e nunca esqueceram as suas raízes. Foi o Pai do Pedro Vieira, nosso prezado amigo, – mais conhecido pelo Zé-da Eca – que nos fez chegar uma reportagem que o jornal «i» publicou, assinado pela jornalista Marta F. Reis, com o título: «Poluição. Portugueses verdes nos EUA».

 

Achámos por isso pertinente divulgar os nomes desses dois Engenheiros do Ambiente e que por sinal fizeram o 9.º ano na Escola Maria Lamas, depois juntos o secundário e na universidade tiraram o curso, um na Nova e outro no Técnico. Partiram para os Estados Unidos sem saberem um do outro. Mas o destino, que nos está sempre a pregar partidas, possibilitou que se encontrassem, na sua área profissional, sem saberem que eram os dois alunos que estudaram em Torres Novas, há muitos anos, na Escola Maria Lamas.

 

Achámos esta história bonita demais e que devia de ser contada para que os nosssos leitores tenham conhecimento que Torres Novas, a nossa bela cidade, tem pessoas importantes por esse mundo fora e particularmente nos Estados Unidos, onde vivem e trabalham muitos portugueses e alguns torrejanos. Estou a lembrar-me do poeta e escritor Brites, de Alcorochel, que também tem conseguido algum sucesso na área literária e não só.

 

Não pedimos autorização ao Pai do Pedro Vieira, para falar da sua aventura por terras do Tio Sam. Mas estamos convictos que não levará a mal que estes dois torrejanos sejam mais conhecidos na sua terra natal, apesar de viverem nos Estados Unidos. É um orgulho para a cidade ter Filhos que conseguem, lá fora ter sucesso profissional e levar longe o nome da sua cidade.

 

A estes dois torrejanos, que não conhecemos, os desejos e votos de que consigam ter sucesso nos seus ramos profissionais.

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *