Home > Sociedade > 52º Aniversário do Rancho “Os Camponeses de Riachos”

52º Aniversário do Rancho “Os Camponeses de Riachos”

 

No Sábado, na Casa do Povo de Riachos, houve mais uma grande festa de aniversário do Rancho de Riachos, um dos mais emblemáticos representantes da cultura riachense e do concelho de Torres Novas. Para a festa foram convidados amigos de longa data do Rancho, marcando presença Ludgero Mendes, diversos representantes de ranchos da região, representantes das autarquias e muitos amigos de longa data, que fizeram da data uma ocasião memorável.

 

Joaquim Santana, ou o “Chefe”, como é carinhosamente tratado pelos componentes do Rancho, fez o seu habitual papel de apresentador. Claro que numa festa de aniversário do Rancho o folclore era peça fundamental. À medida que o rancho foi dançando Joaquim Santana ia explicando as origens da dança e dando conta da sua dinâmica, como tão bem sabe fazer. Nos intervalos das actuações pediu aos amigos para dirigir umas palavras sobre a ocasião, e o primeiro foi Carlos Martins, do rancho da Golegã. Este amigo do concelho vizinho agradeceu aos “Camponeses de Riachos” terem conseguido persistir no tempo, enquanto foram transmitindo o seu saber e sabedoria aos ranchos mais novos, como é o caso da Golegã, dizendo ainda que «O Rancho de Riachos é uma referência para todos os ribatejanos», e que ao longo dos anos teve o privilégio «de aprender muito com Joaquim Santana».

 

Ludgero Mendes, um reconhecido especialista na área do folclore, contou como Joaquim Santana o ia buscar ao quartel há 31 anos quando ele estava colocado no Entroncamento, para que pudesse ir assistir aos ensaios. Essa atitude marcou o início de uma amizade que prevalece até aos nossos dias. Quando vem a Riachos «é para carregar baterias e rever os amigos», confessou.

 

O Professor José Joaquim, outro ilustre especialista do folclore, de Tomar, disse que Riachos «representa bem a região», agradecendo aos componentes por tudo o que têm feito pelo rancho ao longo dos anos.

 

Luís Miguel Lopes

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook