Home > Sociedade > João Vieira anda pelas Escolas a mostrar a “astrofotografia”

João Vieira anda pelas Escolas a mostrar a “astrofotografia”

 

«É Lindo Céu de Torres Novas»

 

João Vieira é oftalmogista de profissão, instalado em Torres Novas já há alguns anos, e há muito tempo que desenvolveu uma paixão nada comum, a de observar o céu estrelado. Em sua casa, por cima da sua garagem na Silvã, passa horas a observar o céu, procurando fotografar galáxias distantes. Agora foi convidado a apresentar as suas fotografias aos jovens de Torres Novas e tem percorrido as escolas mostrando o que consegue ver à noite.

 

As fotografias são espectaculares, com cores fascinantes, que seduzem e nos levam a questionar sobre o que há lá em cima. Mundos fantásticos, de gases e explosões, dirão uns, ou de cores e beleza celestial, dirão outros. Mas só através de homens como João Vieira é que podemos saber que este céu existe. E com a particularidade de “este céu” ter sido fotografado em Torres Novas, o que leva João Vieira a afirmar, «É lindo o Céu de Torres Novas».

 

João Vieira começou com este hobby «intermitentemente com o interesse a despertar-se pela astronomia» quando tinha dezanove anos. Com o seu equipamento, que diz ser «não muito caro» e a que qualquer um pode ter acesso, tira as fotografias com o auxílio de um computador e de filtros, pois a “poluição” eléctrica obriga à utilização dos tais filtros.

 

Até à China

 

Para tirar uma fotografia já foi até à China em Julho último. A ocasião foi especial, foi o último eclipse solar total, mas normalmente, para fazer as suas fotos, não sai de casa. Disse um pouco a brincar para justificar a aventura, «Levou-me lá o astro-turismo».

 

“Fotografar o Céu em Torres Novas”

 

Este é o nome da exposição que leva até às escolas, escolheu-o por que o achou engraçado e que serve «para mostrar o que se pode fazer com algum material simples».

 

Durante a sua apresentação aos alunos da Escola Maria Lamas os jovens mostravam-se curiosos pelos termos utilizados pelo nosso “astro-fotógrafo”, e mais ficavam ainda quando se começou a medir a distância entre os planetas e galáxias em “anos-luz”. A imaginação nessa altura voou.

 

Na net

 

João Vieira tem as suas fotos disponíveis para download na net, no site http://joaovieira.zenfolio.com . Passe por lá, vai ver que irá ficar maravilhado.

 

Luís Miguel Lopes

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *