Home > Escolas > E.S.Artur Gonçalves > 700 alunos lembraram a Convenção dos Direitos da Criança

700 alunos lembraram a Convenção dos Direitos da Criança

 450-p1-f1

No dia 20 de Novembro, sexta-feira, celebraram-se os vinte anos da Convenção dos Direitos da Criança com uma “Mega Concentração” de alunos e actividades didácticas para os mais jovens.

 

Ratificada por 193 países, a Convenção sobre os Direitos da Criança é o tratado internacional sobre direitos humanos mais reconhecido da história. No decorrer desses 20 anos, os 54 artigos do documento contribuíram para transformar a maneira como as crianças são tratadas e vistas pelos governantes e pela sociedade em geral. No mundo todo, a Convenção influenciou a construção de mais de 70 novas legislações nacionais específicas sobre os direitos da infância e da adolescência.

 

Em Torres Novas uma equipa técnico-pedagógica do PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação), a funcionar no Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves, que integra na sua maioria alunos que estão em situação de abandono escolar, entre os 14 e os 18 anos, e que não encontraram no sistema educativo regular uma resposta adequada às suas necessidades, foi o principal motor desta iniciativa.

 

Para juntar os 700 alunos na Escola, com uma “Mega Concentração” convidaram os jovens das escolas EB1 de Santa Maria. Os alunos do PIEF contaram a história “Uma Aventura na Terra dos Direitos” aos mais pequeninos e ajudaram-nas na tarefa de fabricar um marcador de livro.

 

A “Mega Concentração” aconteceu em conjunto com os restantes alunos da Escola Artur Gonçalves onde se assistiu a uma actuação de crianças e jovens para declamar os Direitos da Criança.

 

Os alunos, regra geral, estavam satisfeitos com o acontecimento e procuravam participar, deixando os professores satisfeitos com a prestação, com Professora Paula Ruivo, do PIEF, a observar «Gostei da entrega dos alunos».

Luís Miguel Lopes

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook