91 Anos de Vida

 

Pois é, parece até que foi ontem que o nosso jornal «O Almonda» apareceu na vila de Torres Novas e já se passaram, quase 91 anos de existência. O jornal dos torrejanos e dos nossos emigrantes vai fazer 91 anos de vida, na próxima terça-feira, dia 24 de Novembro. Faltam somente nove anos para o centenário, que desejamos seja comemorado condignamente por tratar-se dum acontecimento jornalístico sem paralelo na nossa cidade.

 

O jornal foi fundado por António Manuel da Cunha Ferreira, que por sinal foi também o seu 1.º director. Não vamos aqui nesta breve crónica semanal fazer a história do Jornal, nestes anos de vida.

 

Outros mais bem preparados que nós, de certeza que o poderão fazer um dia. Simplesmente a nossa intenção teve somente um objectivo, dizer aos leitores e colaboradores menos atentos de que o Jornal vai fazer anos na próxima terça-feira, dia 24. E já são 91 anos.

 

Sentimos um certo orgulho – porque não? – e um certo prazer em fazer parte da grande família de colaboradores que o nosso Jornal tem, apesar de alguns Amigos que muito sempre estimámos, já terem partido.

 

Temos procurado ao longo de mais de 50 anos a escrever para o nosso Jornal, fazer o nosso melhor, apesar de termos consciência de por vezes não o termos conseguido. Mas ficou sempre a vontade…

 

Apesar das dificuldades inerentes a qualquer jornal da Província – veja-se por exemplo os jornais que já desapareceram a nível do País – o nosso Jornal, com os altos e baixos naturais, tem conseguido sobreviver a todas as crises, mercê do apoio dos seus assinantes e anunciantes, além do trabalho de todos os directores e jornalistas que têm trabalhado ao seu serviço. Somos os primeiros a reconhecer que o Jornal nem sempre consegue chegar a todo o lado, porque tem as suas limitações. Todavia continuamos a acreditar que o Jornal tem condições para se tornar mais atractivo – faltam-lhe por vezes a pequena notícia – ou seja que consiga atrair mais leitores e anunciantes, porque existe ainda um grande campo por explorar.

 

Assim queiram todos aqueles que trabalham e lhe dão colaboração semanalmente. A cidade torrejana cresceu muito e apesar da concorrência natural, «O Almonda» continua a ser o Jornal mais abrangente da cidade, não só pela sua dimensão, mas acima de tudo pelos anos de vida. A história de Torres Novas está retratada no nosso Jornal.

 

Finalizamos com os votos de Parabéns ao Jornal e a todos os seus responsáveis, com o desejo de que 2010 seja mais um passo para a modernização do Jornal, nas suas várias vertentes. Assim o esperamos…

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *