Home > Sociedade > Guias em fim-de-semana solidário

Guias em fim-de-semana solidário

 

Durante o fim de semana passado, de 17 e 18 de Outubro as Guias da região de Santarém realizaram um acantonamento nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Torres Novas, para participar em mais um Jamboree. O Jamboree é um evento anual que junta Guias e Escuteiros de todo o mundo através das ondas de rádio amador com o propósito de construir a paz e a fraternidade. Este ano a comunicação estabeleceu-se com a ajuda dos Escuteiros do Agrupamento do Entroncamento.

 

Integradas no programa, outras actividades encheram o fim-de-semana das Guias, nomeadamente a acção “Levanta-te e Actua” contra a Pobreza. No sábado, comemorou-se o Dia Mundial de Erradicação da Pobreza e as Guias escutaram o apelo das Nações Unidas convidando a população a levantar-se simbolicamente por esta causa: Aproveitando o facto de se realizar em Torres Novas o jogo Monsanto-Benfica para a 3a eliminatória da Taça de Portugal, as Guias – com o apoio da Associação de Futebol de Santarém – organizaram o “Levanta-te Contra a Pobreza” no Estádio Dr. Alves Vieira. À entrada do recinto as guias distribuíram folhas brancas ao público e, durante o intervalo, foi pedido às pessoas que se levantassem e agitassem as folhas que lhes tinham sido dadas enquanto o locutor do jogo lia o manifesto do evento contra a pobreza. A resposta do público a esta iniciativa foi excelente tendo-se levantado 10 mil pessoas ou seja todo o estádio de Torres Novas.

 

Uma outra iniciativa, no mesmo dia, teve lugar na praça 5 de Outubro, onde as Guias estiveram desde as 10 horas da manhã a receber alimentos, para distribuir às famílias mais caranciadas do concelho. O desafio já tinha sido lançado à população nas semanas anteriores e com esta iniciativa juntaram-se alguns caixotes de alimentos. Na praça, ainda foi exibido um mural onde todas as pessoas que por ali passavam podiam deixar a sua mensagem em relação à efeméride assinalada neste dia.

 

Carla Morais

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook