Home > Saúde > Canil/Gatil Intermunicipal de Torres Novas considerado o melhor do país

Canil/Gatil Intermunicipal de Torres Novas considerado o melhor do país

 

Comemora-se a 4 de Outubro, o Dia Mundial do Animal. Este dia foi escolhido por coincidir com a data em que se assinala a morte (em 1226) de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais. Segundo os escritos da altura, S. Francisco, santificado pela Igreja Católica, sentia especial predilecção por animais.

 

Este dia foi criado há mais de setenta anos, e passadas mais de sete décadas os direitos dos animais continuam a não ser levados em conta e continua a ser necessária uma consciencialização das pessoas para a forma como são tratados ou mal tratados os nossos animais.

 

No ano 1908, já se tinha comemorado um dia do animal, comemoração esta que se veio a repetir nos anos seguintes, apesar da data da celebração não ser fixa. No início dos anos trinta, quando se fixou a comemoração do Dia Mundial do Animal no dia 4 de Outubro, as preocupações relativas às verdadeiras necessidades dos animais eram bem diferentes das de hoje.

 

“Um animal sente fome frio e medo” afirmou a médica veterinária municipal da autarquia de Torres Novas, e directora do Canil/Gatil Intermunicipal, com quem “O Almonda” esteve à conversa, a propósito deste Dia do Animal.

 

Ao Canil/Gatil Intermunicipal, chegam diariamente cães abandonados e em condições de higiene e desnutrição inimagináveis, numa média de dez canídeos por semana. A lotação está sempre esgotada. O canil acolhe para cima de oitenta cães e o Gatil alberga mais de vinte gatos.

 

Importante referir que Canil/Gatil Intermunicipal de Torres Novas, situado em Parceiros da Igreja, desde Maio de 2007, e que integra os Concelhos do Entroncamento, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha e Alcanena foi recentemente considerado o melhor do país. Para além de estar licenciado, assim como, tem igualmente licenciamento a incineradora onde se processa o tratamento dos animais mortos e que chegam destes quatro concelhos e a carrinha de transporte de animais. Para além disto, quatro dos seus funcionários receberam formação específica na área de tratadores e apanhadores de animais, em Coimbra, formação esta dada por um grupo de técnicos ingleses que vieram de propósito para esta formação, tal como nos explicou a directora do Canil/Gatil.

 

Célia Ramos

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *