Home > Saúde > Preparados para a Gripe A?

Preparados para a Gripe A?

 zj_daw02-2

 

As respostas de Saúde para a região onde Torres Novas se insere, no Agrupamento de Saúde da Serra D´Aire e no Centro Hospitalar do Médio Tejo, estão preparadas para enfrentar a gripe A. Existem planos de contingência que resultam das instruções do ministério da tutela e as unidades de saúde pública dizem-se confiantes para enfrentar o que aí vem, o esperado surto da gripe A.

 

O surto do H1N1 irá chegar, disso os responsáveis contactados pelo “O Almonda” não têm dúvidas, mas ao mesmo tempo mostram-se confiantes para o combater e enfrentar. Tanto o Dr. Pedro Marques, responsável pelo ACES da Serra D´Aire, onde está incluído o Centro de Saúde de Torres Novas, como o Dr. Mário Silva, o Nefrologista que preside à Comissão de Controlo de Infecção do Centro Hospitalar do Médio Tejo, recomendam que em caso de suspeita de infecção pelo vírus as pessoas devem em primeiro lugar contactar a linha de saúde gratuita do ministério, a “Saúde 24”, no número 808 24 24 24, seguindo depois as indicações que lhe forem dadas pelo telefone.

 

Pedro Marques explicou a “O Almonda” que o ACES tem já preparado um plano de contingência que visa salvaguardar os utentes e os profissionais de saúde. Até ao final de Agosto irá abrir no Centro de Saúde de Minde um SAG – Serviço de Atendimento à Gripe, para onde os casos suspeitos do Agrupamento de Saúde deverão ser encaminhados. O director do ACES mostrou-se muito confiante para enfrentar o surto, dizendo, «Temos instalações, temos pessoal preparado e temos um plano de actuação». A escala de serviço do pessoal médico será reforçada em caso de necessidade, declarando por isso que ali se está a trabalhar «sem drama nenhum».

 

Luís Miguel Lopes

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *