Home > Colaboradores > Joaquim Canais Rocha > Passear no Rio Almonda nas gaivotas

Passear no Rio Almonda nas gaivotas

 

A avenida Dr. João Martins de Azevedo, onde fica situado o Jardim Municipal e que serve o Jardim das Rosas, por duas pontes, uma para carros e outra para peões, tem uma riqueza a embelezá-lo, que é o rio Almonda. Toda esta área consegue manter um caudal de água aceitável e que permite aos milhares de peixes que ali vivem e se alimentam, uma sobrevivência condigna. Ali existe uma área de pesca desportiva e que tem permitido a realização de vários concursos de pesca desportiva.

 

Os barcos gaivotas que surgiram no rio Almonda, numa iniciativa da Câmara Municipal, continuam a proporcionar viagens agradáveis a todos aqueles que os procuram, como forma de lazer e de turismo ao mesmo tempo Por serem pequenos e de pedais, não fazem ondulação e por essa razão não prejudicam os peixes, que não se afastam das suas áreas. No fundo, Torres Novas tem mais um motivo de interesse, dando mais vida ao rio Almonda.

 

Todavia gostaríamos de chamar a atenção do Município, para dois aspectos que poderiam embelezar ainda mais toda aquela zona e dar outra segurança. Aquela zona do Jardim, junto da ponte, devia de ser arranjada convenientemente. Depois do Verão e com a chegada das chuvas, aquele local pode tornar-se bastante lamacento. Por outro lado, desde o Quiosque do Carlitos até à Ponte, não existe qualquer vedação, o que não deixa de ser perigoso para as crianças que vêm das Piscinas Municipais. Porque elas correm a subir e a descer a Ponte e têm tendência para ir para junto da margem do rio.

 

Nós que diariamente ali passamos, já observámos crianças de quatro/cinco anos perto da margem. E nem sempre os pais estão concentrados nos seus filhos. E quando menos se espera, as coisas acontecem e depois todos lamentamos.

 

E agora com os barcos no improvisado porto, as crianças e pela sua curiosidade, encaminham-se mais para toda aquela área. Julgamos até que a Câmara, com facilidade, poderá resolver este assunto e dar outra segurança a todos.

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *