Home > Aldeias > Uma visão social de Pedrógão de Aire dos meados do Século Vinte

Uma visão social de Pedrógão de Aire dos meados do Século Vinte

 

A sala da Sociedade Filarmónica União Pedroguense esteve completamente cheira, no Domingo, dia 5, para a apresentação da obra “Pedrógão de Aire – Uma visão socail nos meados do Século XX”, de Maria Isabel Geada.

 

O livro resulta de um estudo realizado em 1949 e inserido no campo do Serviço Social, é considerado um trabalho pioneiro na área das Ciências Sociais em Portugal. Não havendo tradição científica destes estudos em Portugal, o estudo, embora «preliminar e modesto», como reconheceu a autora, teve o mérito de explorar direcções de estudo que estavam por abrir naquela área das Ciências Sociais em Portugal.

 

Manuel Luís Geada, o irmão da autora e editor do livro, explicou na sua apresentação que o livro se divide em quatro partes. Uma de estudo do meio, onde se descreve a situação geográfica e a organização autárquica, dando conta das profissões e das condições materiais de existência. Uma outra que versa sobre a organização social, abarcando a vida familiar, religiosa, social e intelectual. Uma terceira dando conta dos aspectos particulares, onde são apresentados exemplos de uma família típica. A última parte apresenta propostas do trabalho a realizar, onde surge a ideia de ali ser criado o Centro Social do Pedrógão.

 

Luís Miguel Lopes

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *