Home > Aldeias > Lançamento da 1.ª Pedra do Centro Escolar de Pedrógão

Lançamento da 1.ª Pedra do Centro Escolar de Pedrógão

Foi debaixo da ameaça de chuva e trovoada que na manhã de domingo, dia 28 de Junho, se realizou a cerimónia do lançamento da primeira pedra do Centro Escolar do Pedrógão. Este foi o segundo dos sete Centros previstos para o Concelho. Em Julho será lançada a primeira pedra dos Centros de Riachos e Meia Via. “Esta obra é da máxima importância para esta freguesia, pois vai reunir num só local os alunos das escolas dispersas por esta freguesia e pelas freguesias da Ribeira Branca e Zibreira. Representa uma oportunidade de modernizar o ensino na nossa freguesia”, disse o presidente da Junta de Freguesia de Pedrógão, João Silva.

 

O presidente da Câmara Municipal, António Rodrigues enalteceu mais este passo agora dado em prol do desenvolvimento desta freguesia: “Esta obra é a prova de que tudo se faz quando é preciso, seja na cidade ou fora dela, e vai marcar de forma inequívoca o desenvolvimento desta freguesia e desta região. E é uma maneira de dizer que tudo se faz onde é preciso, seja dentro ou fora da cidade. Gostaria ainda de dizer que há aqui um perfeito entendimento entre a autarquia, a Igreja e a comunidade pedroguense, que permitiu que estas três freguesias aqui venham a ter este equipamento.” António Rodrigues dirigiu ainda uma palavra de agradecimento aos presidentes da Ribeira Branca e da Zibreira, “pela humildade ao perceberem que o Centro Escolar tinha de ficar num sítio central e que não se podia construir um em cada uma das freguesias. Os alunos terão transporte direccionado para cada freguesia e a horas convenientes.”

 

Por seu lado, a Presidente da Direcção da Comissão de Festas, Helena Bairro manifestou a sua satisfação por esta cooperação. “É uma oportunidade única de se ver crescer ali alguma coisa. O protocolo dignifica-nos muito e esta obra vai por diante. A seguir virão outras. O nosso sonho vai ser concretizado”, concluiu. O Padre Mario Taglialatela, pároco de Pedrógão afirmou sentir-se “muito honrado por presenciar um dia que marca o desenvolvimento do Pedrógão”.

 

Nesta manhã foram assinados dois protocolos: um protocolo celebrado entre o Município de Torres Novas e a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Santa Maria da Serra e São João Baptista de Pedrógão, que diz respeito à permuta de terrenos, de igual valor, por forma a viabilizar a construção do Centro Escolar no local previsto. E um segundo, entre o Município de Torres Novas e a Comissão de Festas, Desporto e Lazer de Pedrógão, onde se prevê que o Município efectue as obras necessárias à conclusão do equipamento desportivo gerido pela Comissão, composto por ringue e respectivas instalações de apoio, no terreno contíguo ao da implantação do Centro Escolar, e “por seu turno, a Comissão compromete-se a ceder, a título gratuito, o direito à utilização do mesmo equipamento desportivo por parte dos alunos do Centro Escolar, para exercício das actividades a desenvolver no âmbito do seu processo formativo. Na mesma medida, a Câmara autoriza a Comissão a utilizar, no âmbito das suas actividades, o refeitório e o ginásio do Centro Escolar.”

Célia Ramos

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook