Home > Dicas Tecnológicas > CIBERSEGURANÇA

CIBERSEGURANÇA

Mesmo que não trabalhe em tecnologia, é bem provável que esteja dependente da internet e das suas maravilhas. Utiliza redes sociais e já navega frequentemente no seu telemóvel certo? Se acha que apenas as grandes empresas se devem preocupar com a cibersegurança, mude de ideias agora mesmo! Temos o dever de ajudar as nossas crianças e familiares mais idosos – eles estão muito vulneráveis. Perca (ganhe) tempo a verificar a sua segurança e dos seus próximos neste mundo virtual. Fique a conhecer algumas das ameaças mais comuns nos dias de hoje.

Malware e Ransomware

Malware normalmente é um programa/ software malicioso que entra no dispositivo através de outras aplicações. Assim que se instala, pode ganhar acesso não autorizado aos seus dados, executar ações forçadas, e até apagar ou danificar os mesmos. Ransomware basicamente é um Malware, mas que lhe vai pedir dinheiro pelo acesso aos seus próprios dados, ameaçando com a perca total destes.

Phishing

Aqueles mails e mensagens a pedirem-lhe para reivindicar o seu jackpot ou
validar uma conta que nunca criou. Todos estes tipos podem levar ao phishing. O que pode acontecer é que ao clicar nestas mensagens, será direcionado para um site oficial “mascarado”. Aí podem solicitar informação sensível como dados bancários, passwords, etc. para validar a sua conta. Não o faça! Tente sempre detetar se é de fato o site real daquela marca ou empresa, repare no endereço (URL).

Spyware

Um programa que é instalado sem o seu consentimento, normalmente através de um download de um software grátis. Pode recolher informação, incluindo listas de contatos, histórico de navegação internet, definições dos dispositivos, etc., e enviá-la a terceiros. Também pode alterar a forma como o seu equipamento trabalha ou abrindo janelas de pop-up incontroláveis com anúncios ou até abrir janelas ao acaso no seu browser.

Prevenir e não curar

A verdade é que não há (ainda) leis duras o suficiente para proteger a sua privacidade online. Não há forma de guardar os seus dados depois de serem apagados, por isso proteger os seus dados antes de os perder é o melhor que pode fazer. Deixo algumas prevenções básicas:

Proteção

É óbvia, mas há que reforçar sempre. Proteja tudo o que possa conter os seus dados. O seu equipamento, as suas contas, o seu email, TUDO! Instale um bom antivírus de um fornecedor reco
nhecido. Utilize passwords fortes para segurar as suas contas online, e não as deixe no seu telemóvel.

Evitar SPAM

Se o mail é duvidoso, não arrisque. Nunca partilhe informação sua em links inseguros. Podem ou não ter vindo de mensagens e emails de spam, mas simplesmente não coloque informação num site inseguro (prossiga apenas se o URL começar por https).

Atualização e backup

Mantenha todas as aplicações, softwares e dispositivos atualizados na sua última versão, pois a maioria das atualizações aplicacionais está relacionada com segurança. Certifique-se que tem os seus dados guardados em backup para o caso de ser atingido. Coloque no seu calendário cópias mensais ou semanais, mas por favor – faça BACKUP.

 

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook