Home > Dicas Tecnológicas > Poupar a bateria do smartphone

Poupar a bateria do smartphone

Num recente estudo nos Estados Unidos, perguntou-se a 1665 pessoas qual a funcionalidade que mais desejavam para o novo iPhone, e 75% responderam “mais autonomia na bateria”. A verdade é que a tecnologia das baterias não tem evoluído a par das capacidades de processamento, pelo que continua a ser uma grande preocupação da maioria dos utilizadores. Deste modo, até que sejam inventadas melhores baterias, convém estar ciente de alguns pequenos truques que podem ajudar a maximizar a bateria dos nossos aparelhos.

Desligue aplicações em fundo

Muitas aplicações continuam a correr apesar de pensarmos que as fechamos. Por exemplo, serviços de GPS como o Waze ou jogos como o Pokemon GO que rastream a sua localização, são grandes consumidores de bateria e podem continuar a correr. Num iPhone, desligar aplicações pode ser tão fácil como ir ao gestor de aplicações e arrastá-las para fora do ecrã. Em smartphones Android o sistema de gestão da alimentação é mais granular e alguns peritos não aconselham a parar manualmente as aplicações.

Desligue os serviços de localização

As funcionalidades embutidas de GPS dos smartphones são fantásticas quando precisamos de direções para algum local ou saber exatamente onde estamos. Mas na grande maioria do tempo, não precisamos destes serviços certo? Desligue então esta opção, pois está constantemente a usar as antenas para pesquisar a sua localização. Na maior parte dos telemóveis, bastará arrastar a barra de notificações para baixo e desabilitar o ícone “informações de localização” junto dos ícones do Bluetooth e Wifi.

Desabilite aplicações com base na atividade da bateria

O Facebook, WhatsApp, Messenger, entre outros, estão no topo da lista no que toca a aplicações que consomem bateria. Assim como aplicações com alertas noticiosos ou meteorológicos. Abra a seção de Bateria dentro das definições do sistema, e pesquise pelas aplicações que mais consomem. Para cada aplicação tente explorar as possibilidades que esta lhe dá para restringir o acesso à bateria em background ou outras opções mais avançadas para que determinada aplicação não tenha acesso a ligar-se à internet por exemplo.

Utilize o modo avião

Este modo poupa alguma bateria, particularmente se está de facto num local onde há muito pouca ou nenhuma cobertura, pois o telefone estará continuamente a procurar ligação, gastando bateria desnecessariamente. Se vai a conduzir e o seu carro não tem Bluetooth, pode ser uma boa altura para optar pelo modo avião. E já agora, se não precisa de Bluetooth, desligue-o também.

Diminua o brilho do ecrã

Especialmente importante quando está a ver vídeos ou conteúdo em stream. E por exemplo à noite, não precisa do brilho do ecrã ligado no máximo. Acredite que o consumo de bateria pelo ecrã é significativo.

Chegando a 10%

Quando o seu aparelho chega a 10% ou menos, talvez seja boa ideia colocá-lo em modo avião por forma a poupar o máximo de bateria. Claro que é inconveniente estar off mas mais vale guardar alguma bateria para uma chamada de emergência que possa precisar. Assim que encontrar uma tomada, lembre-se que o carregamento é mais rápido se estiver ainda no modo avião.

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook