Home > Saúde > Drogas e Álcool – Festivais de verão

Drogas e Álcool – Festivais de verão

Os festivais são oportunida- des únicas onde a música aliada à vontade de convívio podem proporcionar umas ótimas férias entre amigos ou em família. Em alguns casos até dá para aproveitar alguns dias de praia. Se é o teu caso e estás quase pronto para ir de viagem, não te esqueças que para poder usufruir tens de saber garantir a tua segurança porque nem sempre corre tudo bem…

Sem dúvida que os festivais de verão são eventos que potenciam a possibilidade de contactares com substâncias (drogas) de abuso, quer pela disponibilidade, que pelo contexto ou pelo momento. É importante que estejas informado e consciente que substâncias são estas.

Embora todas as drogas atuem a nível do Sistema Nervoso Central (SNC), elas dividem-se em diferentes ca- tegorias: as depressoras, que deprimem a atividade cerebral (ex. álcool), as estimulantes, que aumentam a atividade do cérebro (ex. cocaína) e as alucinógenas, que atuam no cérebro distorcendo a perceção da realidade (ex. LSD ou os cannabinóides em doses muito elevadas) por alteração dos sentidos (visão, audição, etc.). Importa realçar que, apesar dos efeitos das substâncias serem diferentes, estes dependem não só da substância em si mas também da sua quantidade e qualidade, das características da pessoa que as consome e do ambiente onde ocorre o consumo.

O álcool é uma das drogas mais aceites socialmente. Consumir álcool constitui um fator de risco de acidentes, afogamentos, comportamentos sexuais de risco, comportamentos violentos e outros problemas sociais podendo chegar a atingir-se o estado de coma e, em casos extremos, acabar em morte. Mesmo em menores quantidades, o álcool pode ser responsável por uma série de sintomas muito desagradáveis como dores de cabeça, náuseas, depressão e má disposição. De forma a melhor aproveitares os festivais, aqui ficam algumas dicas:

l Bebe com moderação.

l Tem especial cuidado com os  shots  e com os cocktails porque são geralmente muito fortes.

l Não mistures álcool com outras drogas nem com medicamentos.

l Não consumas álcool com o estômago vazio.

l Bebe água porque isso ajuda a combater a desidratação provocada pelo álcool. l Não conduzas.

A Cannabis (haxixe e marijuana) é a droga ilegal mais popular. Os seus efeitos relaxantes e eufóricos são facilitadores do convívio social. Mas o seu consumo não é isento de riscos. As pessoas que não estão habituadas a consumir esta droga, que consomem uma quantidade muito elevada, ou que consomem em locais desconhecidos, podem sentir uma grande ansiedade, ataques de pânico, alucinações, entre outros sintomas. De facto, os efeitos da cannabis dependem da sua  qualidade e quantidade, da forma como é fumada, do estado de ânimo da pessoa e das experiências anteriores com esta droga.

Podes pensar que existem dezenas de razões para consumir, assim como existem dezenas de razões para não consumir, sendo a principal a tua saúde. Na maior parte dos casos as pessoas desejam apenas passar um bom bocado, mas consumir drogas pode ser uma roleta russa e os efeitos podem ser inesperados. Algumas drogas, embora legais, têm graves consequências a nível físico e psicológico. As chamadas drogas leves também têm consequências a nível físico e psicológico e o seu consumo pode tornar-se uma dependência e interferir com o teu dia a dia, com as tuas relações familiares, amorosas, de amizade, etc. Não uses drogas, apaixona-te que os sintomas são os mesmos!

 

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook