Mundo Cão

Não sei se este título vai ofender os protetores dos animais, mas acho que muitos animais parecem ser mais humanos que os próprios humanos.

Desigualdades há muitas e algumas causam tantos arrepios que, muitas vezes tenho a sensação que o coração não aguenta! Se houver algum indiano que me leia (o que eu não suponho) fique sabendo que eles para mim são seres humanos iguais a mim e que, por isso mesmo, é que escrevo esta crónica.

Li nos jornais que a Índia vai enviar um foguetão para o pólo sul da lua. Não sei se alguém sabe os milhões de euros que deve custar o foguetão e tudo o que é preciso para o enviar para a superfície lunar! Eu só sei que é muitíssimo.

Ora no mesmo jornal com fotografias elucidativas, vemos centenas de Indianos em Bombaim (eu continuo a chamar- -lhe assim porque foi o nome que os portugueses lhe deram e que foi sua possessão durante muito tempo) com recipientes para encherem de água numa confusão de canos e de gente. Também se acrescentava nessa mesma notícia que a Índia tem um problema com a falta de água potável. Imaginem o que vai ser de mil milhões de india- nos se a água chega a faltar!

Pergunto agora: será moralmente justo gastar milhões e milhões de euros ou rupias num foguetão para ir à lua quando esse dinheiro podia ser investido na captação de água, na defesa dos aquíferos, no abastecimento do precioso líquido a toda a população?

Nestas alturas ponho-me a pensar no sonho dos portugueses de quinhentos com uma longínqua Índia onde pretendíamos ir por mar. Certamente, quando lá chegámos, o sonho realizado dava conta duma civilização adiantada mais que a nossa e, durante muitos anos foi a origem da nossa riqueza. Ficámos quinhentos anos e as pequenas terras que conquistámos sempre foram prósperas. Misturámo-nos com os autóctones, e vivemos em paz e civilizadamente com eles. Certamente nunca presenciamos as atuais dificuldades da Índia com um bem tão precioso como a água! Que aconteceu? Aquilo que acontece com todas as civilizações onde as desigualdades são gritantes e elas aí estão nessa Índia de grandes civilizações, de grandes riquezas mas tão desigual. Talvez não seja mau pormos as barbas de molho porque as alterações climáticas estão aí à porta e pode acontecer-nos o que está a acontecer aos nossos irmãos Indianos.

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook