Home > Sociedade > Dez silos encontrados na Rua do Salvador

Dez silos encontrados na Rua do Salvador

 

Nas obras que andam a ser efectuadas na Rua do Salvador foram encontrados dez silos que os arqueólogos presumem ser do Século XIII. Com a descoberta, tornada pública a semana passada, apareceram também algumas moedas em muito mau estado da I Dinastia (D. Sancho I).

 

Jorge Serra, da empresa arqueológica “Ozecarus”, explicou a “O Almonda” que os silos surgiram na sequência das obras que ali se estão a realizar. Os silos, embora já muito cortados por intervenções anteriores, provavelmente no século passado, tinham algumas moedas de “bulhão” (prata e cobre) e alguns outros objectos muito fragmentados. No entanto houve a sorte de encontrar um pote inteiro, do período da idade média. Em alguns silos também se encontrou material de «tendência islâmica».

 

O propósito original dos silos foi o de guardar cereais, no período da idade média, mas quando perderam a sua utilidade serviram para a recolha de lixo. Mas o lixo é material que interessa aos arqueólogos, pois assim podem estudar os hábitos da população local daquela época.

 

Luís Miguel Lopes

Deixe-nos o seu comentário pelo facebook